Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Lucas Matheus Viana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T22:07:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T22:07:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Lucas_Matheus_Viana_Silva_material_didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778138 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As tecnologias da informação e comunicação (TICs) tem se mostrado presente nas diversas instâncias da sociedade. Os nossos jovens muito provavelmente são os que mais vivenciam a influência do meio tecnológico no seu cotidiano e nas suas subjetividades. Diante disso, cabe à escola investigar formas pelas quais as tecnologias da informação e comunicação possam ser usadas em benefício de uma educação crítica dos jovens. Nesse sentido, os professores de Sociologia podem utilizar materiais pedagógicos que lhes auxiliem no uso crítico das TICs em sala de aula. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho consiste em investigar as contribuições da produção de um material pedagógico pautado no uso das TICs para os professores de Sociologia. Para isso, utilizamos de uma metodologia do tipo qualitativa, que compreendeu reflexões junto a autores que estudam as TICs tanto na sociedade de um modo geral, como no ensino de Sociologia, entre eles destacamos Castells (1999), Lévy (1999), Cysneiros (2003), Dweyer (2010) e Bodart e Silva (2015). Logo depois realizamos um levantamento de publicações (estado da arte) dos principais repositórios acerca do uso das TICs na disciplina de Sociologia. Concomitante a esses estudos foi produzido um material pedagógico intitulado “Conexão com a Sociologia” tendo como referência a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) desenvolvida por Saviani (1999). Esse material é o produto final da pesquisa na modalidade material pedagógico, um dos requisitos para a conclusão do Mestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia/ProfSocio. Por fim, aplicamos um questionário online via WhatsApp, utilizando a ferramenta digital Google Forms, com professores que lecionam Sociologia lotados na Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco (GRE), polo Petrolina-PE, a fim de avaliarmos o material. Após a validação do material pedagógico junto aos professores participantes, concluímos que o mesmo pode servir como material de apoio aos professores que lecionam a disciplina de Sociologia no uso das TICs em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,82 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TICs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material pedagógico | pt_BR |
Título: dc.title | AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE MATERIAL PEDAGÓGICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T-2021 - LUCAS MATHEUS VIANA SILVA.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778138/2/T-2021 - LUCAS MATHEUS VIANA SILVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons