AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE MATERIAL PEDAGÓGICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Lucas Matheus Viana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T22:07:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T22:07:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Lucas_Matheus_Viana_Silva_material_didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778138-
Resumo: dc.description.abstractAs tecnologias da informação e comunicação (TICs) tem se mostrado presente nas diversas instâncias da sociedade. Os nossos jovens muito provavelmente são os que mais vivenciam a influência do meio tecnológico no seu cotidiano e nas suas subjetividades. Diante disso, cabe à escola investigar formas pelas quais as tecnologias da informação e comunicação possam ser usadas em benefício de uma educação crítica dos jovens. Nesse sentido, os professores de Sociologia podem utilizar materiais pedagógicos que lhes auxiliem no uso crítico das TICs em sala de aula. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho consiste em investigar as contribuições da produção de um material pedagógico pautado no uso das TICs para os professores de Sociologia. Para isso, utilizamos de uma metodologia do tipo qualitativa, que compreendeu reflexões junto a autores que estudam as TICs tanto na sociedade de um modo geral, como no ensino de Sociologia, entre eles destacamos Castells (1999), Lévy (1999), Cysneiros (2003), Dweyer (2010) e Bodart e Silva (2015). Logo depois realizamos um levantamento de publicações (estado da arte) dos principais repositórios acerca do uso das TICs na disciplina de Sociologia. Concomitante a esses estudos foi produzido um material pedagógico intitulado “Conexão com a Sociologia” tendo como referência a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) desenvolvida por Saviani (1999). Esse material é o produto final da pesquisa na modalidade material pedagógico, um dos requisitos para a conclusão do Mestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia/ProfSocio. Por fim, aplicamos um questionário online via WhatsApp, utilizando a ferramenta digital Google Forms, com professores que lecionam Sociologia lotados na Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco (GRE), polo Petrolina-PE, a fim de avaliarmos o material. Após a validação do material pedagógico junto aos professores participantes, concluímos que o mesmo pode servir como material de apoio aos professores que lecionam a disciplina de Sociologia no uso das TICs em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,82 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTICspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial pedagógicopt_BR
Título: dc.titleAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E O ENSINO DE SOCIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE MATERIAL PEDAGÓGICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons