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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mota, Antonio Jorge Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T21:48:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T21:48:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Antonio_Jorge_Cruz_Mota_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778134 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho visa compreender o lugar da Sociologia, no currículo da Bahia, a partir dos novos documentos nacionais e estaduais que dão base às alterações vigentes. Para isso, situamos as reformas curriculares dos últimos anos a partir da relação com as políticas educacionais com caráter neoliberais. Tais políticas começam a ser desenhadas a nível nacional e influenciam a construção das diretrizes e currículos baianos. Tomando como referencial teórico o pensamento de Michael Apple e Demerval Saviani, mostramos como a educação foi ganhando contornos mercadológicos que hierarquizaram conhecimentos, validaram conteúdos e excluíram parcialmente o ensino de Sociologia deste novo paradigma educacional pós-reforma do Ensino Médio. Para isso, analisamos os documentos, leis e portarias que embasaram as mudanças dos últimos anos e, em seguida, utilizamos entrevistas narrativas para captar intenções e vivências nas construções e consolidações curriculares da OCEM e DCRB da área de Humanas. Ainda com a mesma metodologia de entrevistas, dialogamos com os professores que estão colocando em prática essas mudanças em algumas escolas piloto de Salvador para entender como essas mudanças reverberam na prática docente e como os professores estão vivenciando tais alterações. Podemos concluir que o processo de descontinuidade nas políticas educacionais e a entrada de um modelo pedagógico tecnicista acaba excluindo parcialmente o ensino de Sociologia do currículo. Ao mesmo tempo, a não existência de capitais simbólicos que ajudavam a posicionar o componente sociológico no currículo da Educação Básica facilita na desconfiguração do pensamento e das metodologias próprios da Sociologia neste segmento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,88 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Título: dc.title | REFORMAS NEOLIBERAIS E EDUCAÇÃO: A DISCIPLINA SOCIOLOGIA DENTRO DA ESTRUTURA CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO DA BAHIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
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T-2021 - ANTONIO JORGE CRUZ MOTA.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778134/2/T-2021 - ANTONIO JORGE CRUZ MOTA.pdfDownload |
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