REFORMAS NEOLIBERAIS E EDUCAÇÃO: A DISCIPLINA SOCIOLOGIA DENTRO DA ESTRUTURA CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO DA BAHIA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMota, Antonio Jorge Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T21:48:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T21:48:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Antonio_Jorge_Cruz_Mota_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778134-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho visa compreender o lugar da Sociologia, no currículo da Bahia, a partir dos novos documentos nacionais e estaduais que dão base às alterações vigentes. Para isso, situamos as reformas curriculares dos últimos anos a partir da relação com as políticas educacionais com caráter neoliberais. Tais políticas começam a ser desenhadas a nível nacional e influenciam a construção das diretrizes e currículos baianos. Tomando como referencial teórico o pensamento de Michael Apple e Demerval Saviani, mostramos como a educação foi ganhando contornos mercadológicos que hierarquizaram conhecimentos, validaram conteúdos e excluíram parcialmente o ensino de Sociologia deste novo paradigma educacional pós-reforma do Ensino Médio. Para isso, analisamos os documentos, leis e portarias que embasaram as mudanças dos últimos anos e, em seguida, utilizamos entrevistas narrativas para captar intenções e vivências nas construções e consolidações curriculares da OCEM e DCRB da área de Humanas. Ainda com a mesma metodologia de entrevistas, dialogamos com os professores que estão colocando em prática essas mudanças em algumas escolas piloto de Salvador para entender como essas mudanças reverberam na prática docente e como os professores estão vivenciando tais alterações. Podemos concluir que o processo de descontinuidade nas políticas educacionais e a entrada de um modelo pedagógico tecnicista acaba excluindo parcialmente o ensino de Sociologia do currículo. Ao mesmo tempo, a não existência de capitais simbólicos que ajudavam a posicionar o componente sociológico no currículo da Educação Básica facilita na desconfiguração do pensamento e das metodologias próprios da Sociologia neste segmento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,88 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Título: dc.titleREFORMAS NEOLIBERAIS E EDUCAÇÃO: A DISCIPLINA SOCIOLOGIA DENTRO DA ESTRUTURA CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO DA BAHIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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