Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Andreia da Conceicao | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T21:43:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T21:43:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Andreia_da_Conceicao_Dias_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778108 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação insere-se na Linha de Pesquisa sobre Ensino de Sociologia Juventude e questões contemporâneas. O objetivo central foi documentar a minha experiência pedagógica como coordenadora de uma escola piloto na implantação do Novo Ensino Médio e os impactos deste formato de ensino para o protagonismo jovem e o Ensino de Sociologia.Como o novo Ensino Médio com seus itinerários formativos e a seleção de componentes curriculares dialoga com o projeto de vida dos jovens que cursam o Novo Ensino Médio? Estes jovens têm delineado projetos de vida? A escola propicia espaços para que o protagonismo jovem frente a sua condição juvenil seja desenvolvido?Discuti o conceito de juventude e protagonismo juvenil considerando a condição juvenil dos jovens que estavam cursando o Novo Ensino Médio. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: na primeira realizei uma coleta dos documentos da escola e revisitei meu acervo pessoal com os registros da experiência pedagógica vivida por mim até o momento da pesquisa, e na segunda, realizei uma análise dos documentos e das minhas narrativas onde lancei mão da etnografia escolar, da autoetnografia, da análise documental por meio da análise interpretativa. Por meio das análises, os resultados revelaram que a escola tem grande importância no que tange a perspectiva de futuro para os jovens e seus familiares, legitimando assim a relevância da formação escolar para seus projetos de vida, apesar de não ter encontrado dados que indicassem que a escola tenha estratégias para se trabalhar à diversidade juvenil e seus projetos de vida. Conclui-se que a implantação do Novo Ensino Médio ainda é um lugar de incertezas que afetam diretamente aos jovens e seus familiares, que o protagonismo juvenil em consonância com a condição juvenil não é pauta de ação para as práticas pedagógicas e que neste viés a disciplina de sociologia, do modo que é abordada, tem um lugar tímido e sem grandes significados para esta juventude | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,63 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novo Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de Vida | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo juvenil | pt_BR |
Título: dc.title | NOVO ENSINO MÉDIO: IMPACTOS SOBRE O PROTAGONISMO JOVEM E O ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T-2021 - ANDREIA CONCEIÇÃO.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778108/2/T-2021 - ANDREIA CONCEIÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons