NOVO ENSINO MÉDIO: IMPACTOS SOBRE O PROTAGONISMO JOVEM E O ENSINO DE SOCIOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Andreia da Conceicao-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T21:43:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T21:43:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Andreia_da_Conceicao_Dias_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778108-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação insere-se na Linha de Pesquisa sobre Ensino de Sociologia Juventude e questões contemporâneas. O objetivo central foi documentar a minha experiência pedagógica como coordenadora de uma escola piloto na implantação do Novo Ensino Médio e os impactos deste formato de ensino para o protagonismo jovem e o Ensino de Sociologia.Como o novo Ensino Médio com seus itinerários formativos e a seleção de componentes curriculares dialoga com o projeto de vida dos jovens que cursam o Novo Ensino Médio? Estes jovens têm delineado projetos de vida? A escola propicia espaços para que o protagonismo jovem frente a sua condição juvenil seja desenvolvido?Discuti o conceito de juventude e protagonismo juvenil considerando a condição juvenil dos jovens que estavam cursando o Novo Ensino Médio. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: na primeira realizei uma coleta dos documentos da escola e revisitei meu acervo pessoal com os registros da experiência pedagógica vivida por mim até o momento da pesquisa, e na segunda, realizei uma análise dos documentos e das minhas narrativas onde lancei mão da etnografia escolar, da autoetnografia, da análise documental por meio da análise interpretativa. Por meio das análises, os resultados revelaram que a escola tem grande importância no que tange a perspectiva de futuro para os jovens e seus familiares, legitimando assim a relevância da formação escolar para seus projetos de vida, apesar de não ter encontrado dados que indicassem que a escola tenha estratégias para se trabalhar à diversidade juvenil e seus projetos de vida. Conclui-se que a implantação do Novo Ensino Médio ainda é um lugar de incertezas que afetam diretamente aos jovens e seus familiares, que o protagonismo juvenil em consonância com a condição juvenil não é pauta de ação para as práticas pedagógicas e que neste viés a disciplina de sociologia, do modo que é abordada, tem um lugar tímido e sem grandes significados para esta juventudept_BR
Tamanho: dc.format.extent9,63 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de Vidapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
Título: dc.titleNOVO ENSINO MÉDIO: IMPACTOS SOBRE O PROTAGONISMO JOVEM E O ENSINO DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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