Sequência Didática para o Ensino de Resolução de Problemas do 1º Grau com uma Incógnita por Atividades Experimentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Aline Reis de-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T20:07:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T20:07:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-16-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática para o ensino de resolução de problemas do 1º grau com uma incógnita por atividades experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778107-
Resumo: dc.description.abstractPrezado(a)s colegas de profissão - professores e professoras que ensinam matemática. Enquanto professores, observamos que os alunos do ensino médio apresentam acentuadas dificuldades em diversos conteúdos matemáticos, dentre eles, na aprendizagem de equação do 1º grau com uma incógnita. Estas dificuldades são resultantes, principalmente, da falta de habilidade na realização dos cálculos aritméticos e na leitura e compreensão dos enunciados dos problemas matemáticos. Diante dessa inquietação, surgiu o interesse em propor uma Sequência Didática (SD) para o Ensino de equação do 1º grau com uma incógnita, para alunos do ensino fundamental. Esta SD é um Produto Educacional fruto da Dissertação de Mestrado intitulada: Ensino da Resolução de Problemas do 1º Grau com Uma Incógnita por atividades Experimentais”, apresentada por Andrade (2023) ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) – Universidade do Estado do Pará (UEPA), orientada pelo Professor Dr. Ducival Carvalho Pereira e coorientada pelo Professor Dr. Pedro Franco de Sá. A referida dissertação teve como objetivo norteador do processo investigativo: verificar como uma sequência de atividades experimentais, para o ensino de matemática, pode favorecer a construção do conhecimento de alunos do 7º ano do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de equação do primeiro grau com uma incógnita. Deste modo, a Sequência Didática consistiu-se em 14 (quatorze) atividades, além do pré-teste e pós-teste em 12 sessões de ensino, sendo 7 atividades de redescoberta, 6 atividades de conversão e tratamento e 1 atividade de tratamento. Para tanto, esta SD foi desenvolvida com base nas seguintes tendências em Educação Matemática, sendo elas: (I) Ensino de Matemática por Atividades Experimentais, sob a ótica de Sá (2019, 2020) e (II) Resolução de Problemas, na perspectiva de Mendonça (1999) e Sá (2021).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent533pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemas.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Título: dc.titleSequência Didática para o Ensino de Resolução de Problemas do 1º Grau com uma Incógnita por Atividades Experimentaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais