Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Aline Reis de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T20:07:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T20:07:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática para o ensino de resolução de problemas do 1º grau com uma incógnita por atividades experimentais | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778107 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Prezado(a)s colegas de profissão - professores e professoras que ensinam matemática. Enquanto professores, observamos que os alunos do ensino médio apresentam acentuadas dificuldades em diversos conteúdos matemáticos, dentre eles, na aprendizagem de equação do 1º grau com uma incógnita. Estas dificuldades são resultantes, principalmente, da falta de habilidade na realização dos cálculos aritméticos e na leitura e compreensão dos enunciados dos problemas matemáticos. Diante dessa inquietação, surgiu o interesse em propor uma Sequência Didática (SD) para o Ensino de equação do 1º grau com uma incógnita, para alunos do ensino fundamental. Esta SD é um Produto Educacional fruto da Dissertação de Mestrado intitulada: Ensino da Resolução de Problemas do 1º Grau com Uma Incógnita por atividades Experimentais”, apresentada por Andrade (2023) ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) – Universidade do Estado do Pará (UEPA), orientada pelo Professor Dr. Ducival Carvalho Pereira e coorientada pelo Professor Dr. Pedro Franco de Sá. A referida dissertação teve como objetivo norteador do processo investigativo: verificar como uma sequência de atividades experimentais, para o ensino de matemática, pode favorecer a construção do conhecimento de alunos do 7º ano do ensino fundamental no processo de ensino e aprendizagem de equação do primeiro grau com uma incógnita. Deste modo, a Sequência Didática consistiu-se em 14 (quatorze) atividades, além do pré-teste e pós-teste em 12 sessões de ensino, sendo 7 atividades de redescoberta, 6 atividades de conversão e tratamento e 1 atividade de tratamento. Para tanto, esta SD foi desenvolvida com base nas seguintes tendências em Educação Matemática, sendo elas: (I) Ensino de Matemática por Atividades Experimentais, sob a ótica de Sá (2019, 2020) e (II) Resolução de Problemas, na perspectiva de Mendonça (1999) e Sá (2021). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 533 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Título: dc.title | Sequência Didática para o Ensino de Resolução de Problemas do 1º Grau com uma Incógnita por Atividades Experimentais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALINE REIS DE ANDRADE - PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 536,88 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778107/1/ALINE REIS DE ANDRADE - PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: