Ensino de Resolução de Problemas do 1º Grau com uma Incógnita por Atividades Experimentais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANDRADE, ALINE REIS DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-16T19:58:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-16T19:58:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-16-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Resolução de Problemas do 1º Grau com uma Incógnita por Atividades Experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778106-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: Quais os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada em atividades experimentais sobre o desempenho de estudantes na resolução de problemas do 1º grau com uma incógnita? O objetivo foi analisar os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada no ensino de matemática por atividades experimentais sobre o desempenho de estudantes do 7º ano do ensino fundamental, na resolução de problemas do primeiro grau com uma incógnita. A metodologia adotada na pesquisa foi a Engenharia Didática. E a experimentação foi realizada em uma turma com 19 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Óbidos-PA. As informações produzidas durante a experimentação foram sistematizadas e analisadas tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Os resultados da análise da aplicação da Sequência Didática proposta indicam que ela foi bem-sucedida. A análise dos desempenhos de pré-teste e pós-teste indicou que os estudantes tiveram desempenho satisfatório evidenciando a eficácia da Sequência Didática. A análise dos erros ocorridos após o pós-teste indica que a falta de atenção dos estudantes ao realizar as atividades ocasionou o maior número de erros. O Teste Exato de Fisher indicou que os fatores socioeducacionais não tiveram interferência no desempenho dos estudantes. Os resultados do teste de hipótese confirmaram que a Sequência Didática teve um impacto positivo no desenvolvimento dos estudantes, pois após sua aplicação os estudantes obtiveram melhor desempenho. Na avaliação realizada pelos alunos, as atividades propostas foram bem avaliadas. Com base nos resultados da pesquisa foi elaborado um produto didático na forma de uma sequência didática intitulada: Uma Sequência Didática para o Ensino de Resolução de Problemas do 1º Grau com uma Incógnita por Atividades Experimentais que foi validada experimentalmente em sala de aula e pela avaliação da banca examinadora deste trabalho e está disponível com livre acesso no Portal eduCapes:Inicio assim como no site do programa de pós-graduação em ensino de matemática ppgem: Dissertações – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (uepa.br).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3472pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProblemas do 1º graupt_BR
Título: dc.titleEnsino de Resolução de Problemas do 1º Grau com uma Incógnita por Atividades Experimentaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais