Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, ALINE REIS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-16T19:58:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-16T19:58:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de Resolução de Problemas do 1º Grau com uma Incógnita por Atividades Experimentais | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778106 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: Quais os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada em atividades experimentais sobre o desempenho de estudantes na resolução de problemas do 1º grau com uma incógnita? O objetivo foi analisar os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática baseada no ensino de matemática por atividades experimentais sobre o desempenho de estudantes do 7º ano do ensino fundamental, na resolução de problemas do primeiro grau com uma incógnita. A metodologia adotada na pesquisa foi a Engenharia Didática. E a experimentação foi realizada em uma turma com 19 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Óbidos-PA. As informações produzidas durante a experimentação foram sistematizadas e analisadas tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Os resultados da análise da aplicação da Sequência Didática proposta indicam que ela foi bem-sucedida. A análise dos desempenhos de pré-teste e pós-teste indicou que os estudantes tiveram desempenho satisfatório evidenciando a eficácia da Sequência Didática. A análise dos erros ocorridos após o pós-teste indica que a falta de atenção dos estudantes ao realizar as atividades ocasionou o maior número de erros. O Teste Exato de Fisher indicou que os fatores socioeducacionais não tiveram interferência no desempenho dos estudantes. Os resultados do teste de hipótese confirmaram que a Sequência Didática teve um impacto positivo no desenvolvimento dos estudantes, pois após sua aplicação os estudantes obtiveram melhor desempenho. Na avaliação realizada pelos alunos, as atividades propostas foram bem avaliadas. Com base nos resultados da pesquisa foi elaborado um produto didático na forma de uma sequência didática intitulada: Uma Sequência Didática para o Ensino de Resolução de Problemas do 1º Grau com uma Incógnita por Atividades Experimentais que foi validada experimentalmente em sala de aula e pela avaliação da banca examinadora deste trabalho e está disponível com livre acesso no Portal eduCapes:Inicio assim como no site do programa de pós-graduação em ensino de matemática ppgem: Dissertações – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (uepa.br). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3472 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas do 1º grau | - |
Título: dc.title | Ensino de Resolução de Problemas do 1º Grau com uma Incógnita por Atividades Experimentais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALINE REIS DE ANDRADE Dissertação.pdf | 3,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778106/1/ALINE REIS DE ANDRADE Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: