Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | RIVAS, SOLEDAD SOTO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PÉREZ, ESMERALDA AGUILAR | - |
Autor(es): dc.contributor.author | HERNÁNDEZ, MARÍA ELENA HERNÁNDEZ | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARROYO, LUIS ERNESTO IRIGOYEN | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-15T15:03:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-15T15:03:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-20 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778094 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Los estudios sociales de la ciencia son necesarios para que se logre una participación equitativa de las mujeres en las esferas de orden público, entendido como la esfera reconocida política, económica y socialmente. Particularmente los estudios de género con una perspectiva feminista visibilizan que las mujeres han sido excluidas de escenarios científicos de forma histórica. A nuestros días sigue presentándose el techo de cristal en las investigadoras. En escenarios científicos, las diferencias en la participación de las mujeres en los sistemas evaluadores como es el Sistema Nacional de Investigadores e investigadoras (SNII) vislumbran desigualdades que son atendidas por la ciencia crítica del feminismo. En el presente artículo se contribuye al corpus teórico del análisis de las desigualdades con perspectiva de género en la ciencia y la academia. Se señala que uno de los factores que intervienen en la invisibilidad de las científicas son las disputas que tienen las mujeres en la esfera doméstica o privada y la esfera pública o científica/remunerada/reconocida. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | researchers | pt_BR |
Título: dc.title | The social construction of science Case of researchers from the National System of Researchers in Mexico (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
la-construccion-social-de-la-ciencia-caso-investigador.pdf | 614,05 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778094/1/la-construccion-social-de-la-ciencia-caso-investigador.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: