Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Caetano, Leonardo Benedito Sarraf | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-12T08:24:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-12T08:24:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de probabilidade por atividades experimentais em uma turma do 8º ano | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778058 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: como o ensino de probabilidade por meio de atividades experimentais pode impactar no desenvolvimento da resolução de questões envolvendo probabilidade? O objetivo foi analisar possíveis impactos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de probabilidade por meio de atividades experimentais. A metodologia adotada na pesquisa foi a Engenharia Didática. A experimentação foi realizada em uma turma com 28 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Breves-PA. As informações produzidas durante a experimentação foram sistematizadas e analisadas tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Os resultados foram analisados pelo confronto das análises a priori e a posteriori do pré-teste, do pós-teste e de cinco atividades desenvolvidas na sequência. Os resultados do pré-teste e do pós-teste mostraram que é de suma importância que os alunos tenham um conhecimento prévio de interpretação de texto, especificamente sobre questões matemáticas, para chegarem às soluções desejáveis e a uma aprendizagem significativa em probabilidade, tendo em vista as dificuldades apresentadas para entender o que determinadas questões requeriam. Osdados alcançados revelaram que as atividades propostas foram instigantes para os alunos, pois revelaram um ensino prazeroso e útil, em uma disciplina vista como sendo difícil ou desnecessária. O Teste Exato de Fisher indicou que os fatores socioeducacionais não tiveram interferência no desempenho dos estudantes. Os resultados do teste de hipótese confirmaram que a Sequência Didática teve um impacto positivo no desenvolvimento dos estudantes, pois após sua aplicação os estudantes obtiveram melhor desempenho. Com base nos resultados da pesquisa foi elaborado um produto didático na forma de uma sequência didática intitulada: Guia de atividades para o ensino de probabilidade que foi validada experimentalmente em sala de aula e pela avaliação da banca examinadora deste trabalho e está disponível com livre acesso no endereço | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3758 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática por Atividades Experimentais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática no nivel fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Probabilidade | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de Probabilidade por Atividades Experimentais em uma Turma do 8º Ano | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Leonardo Benedito Sarraf Caetano DISSERTAÇÃO.pdf | 3,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778058/1/Leonardo Benedito Sarraf Caetano DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: