Ensino de Probabilidade por Atividades Experimentais em uma Turma do 8º Ano

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCaetano, Leonardo Benedito Sarraf-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-12T08:24:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-12T08:24:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de probabilidade por atividades experimentais em uma turma do 8º anopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778058-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: como o ensino de probabilidade por meio de atividades experimentais pode impactar no desenvolvimento da resolução de questões envolvendo probabilidade? O objetivo foi analisar possíveis impactos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de probabilidade por meio de atividades experimentais. A metodologia adotada na pesquisa foi a Engenharia Didática. A experimentação foi realizada em uma turma com 28 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Breves-PA. As informações produzidas durante a experimentação foram sistematizadas e analisadas tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Os resultados foram analisados pelo confronto das análises a priori e a posteriori do pré-teste, do pós-teste e de cinco atividades desenvolvidas na sequência. Os resultados do pré-teste e do pós-teste mostraram que é de suma importância que os alunos tenham um conhecimento prévio de interpretação de texto, especificamente sobre questões matemáticas, para chegarem às soluções desejáveis e a uma aprendizagem significativa em probabilidade, tendo em vista as dificuldades apresentadas para entender o que determinadas questões requeriam. Osdados alcançados revelaram que as atividades propostas foram instigantes para os alunos, pois revelaram um ensino prazeroso e útil, em uma disciplina vista como sendo difícil ou desnecessária. O Teste Exato de Fisher indicou que os fatores socioeducacionais não tiveram interferência no desempenho dos estudantes. Os resultados do teste de hipótese confirmaram que a Sequência Didática teve um impacto positivo no desenvolvimento dos estudantes, pois após sua aplicação os estudantes obtiveram melhor desempenho. Com base nos resultados da pesquisa foi elaborado um produto didático na forma de uma sequência didática intitulada: Guia de atividades para o ensino de probabilidade que foi validada experimentalmente em sala de aula e pela avaliação da banca examinadora deste trabalho e está disponível com livre acesso no endereçopt_BR
Tamanho: dc.format.extent3758pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática por Atividades Experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática no nivel fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Probabilidadept_BR
Título: dc.titleEnsino de Probabilidade por Atividades Experimentais em uma Turma do 8º Anopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais