
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | FIFUEIREDO, EMANUELE RODRIGUES | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CHAVES, RAVEL MOREIRA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, MIQUEIAS BARBOSA FORMIGA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CANDEIA, ROBERLÚCIA ARAÚJO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, MAIRA FELINTO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FARIAS, CAMILO ALLYSON SIMÕES DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-12T05:25:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-12T05:25:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-15 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778053 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O aproveitamento de resíduos gerados na agroindústria vem sendo alternativa promissora e sustentável. Logo, objetivou-se investigar a qualidade de briquetes sob a forma in natura, a partir de diferentes proporções de biomassa lignocelulósica para fins energéticos. A pesquisa experimental iniciou com a confecção de sete formulações de briquetes com suas devidas triplicatas, padronizados nas condições de massa, densificados sob pressão de 15 tnf por 15 minutos, e em seguida caracterizados por meio de físico química e composição de materiais lignocelulósicos. Os resultados obtidos revelaram parâmetros significativos a cada composição, a exemplo dos briquetes com 100% de resíduo de madeira (F3) e 50:50 de casca de castanha do caju e de resíduo de madeira (F5) que se destacaram pela baixa concentração de cinza, umidade e elevado poder calorífico. Todas as formulações convertidas na forma de briquetes mostraram-se favoráveis energeticamente, além de valorização dos resíduos nas agroindústrias. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | BAGASSE | pt_BR |
| Título: dc.title | USE OF SUGAR CANE BAGASSE, CASHEW SHELLS AND SAWDUST, FOR SOLID BIOFUEL PRODUCTION (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| aproveitamento-do-bagaco-de-cana-d.pdf | 798,88 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778053/1/aproveitamento-do-bagaco-de-cana-d.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: