AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS ENTRE O ESPAÇO RURAL E URBANO: uma análise das experiências de jovens das escolas NM 11 (rural) e Aplicação (urbano) com a disciplina de Sociologia

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Daniel Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T21:52:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T21:52:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-06-
identificador: dc.identifier.otherTCC_ Daniel_Rodrigues_da_Silva_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778043-
Resumo: dc.description.abstractAs experiências dos jovens com a disciplina de Sociologia, no Brasil, dão-se a partir de processos de ensino-aprendizagem ao longo da Educação Básica, em especial, no Ensino Médio (BNCC, 2018). Assim, o objetivo da pesquisa está em analisar diferentes processos de ensino-aprendizagem de conteúdos de Sociologia, partindo das experiências dos jovens dos diferentes espaços e das desigualdades educacionais existentes entre o espaço rural e urbano, na cidade de Petrolina - PE. Estas experiências, no Ensino Médio, apresentam-se a partir de um espaço educacional de aprendizagem, seja este estando no espaço urbano ou no rural. Cada espaço de aprendizagem, todavia, apresenta suas particularidades, divergências e desigualdades. Dessa forma, os jovens de diferentes espaços - rural e urbano - experienciam a Sociologia mediante processo educacional particular e desigual. Desigual, pois, historicamente, há uma lógica de produção desigual dos espaços, apontada por Carlos (2007) e Santos (2000), a qual concentra de forma contraditória diferentes formas de capitais no espaço urbano - em relação à infraestrutura, ao número de unidades escolares, ao acesso a saneamento básico, à internet e a uma série de diversos capitais acumulados (INEP 2015; INEP 2022). Cabe pontuar que Bourdieu (2005; 2015 e 2012) norteou a pesquisa enquanto referencial teórico para a leitura do poder simbólico como sendo crucial para a dominação cultural e a violência simbólica. Baseando-se, metodologicamente, em pesquisa de caráter qualitativo (FLICK, 2009). Por meio de análise documental e de conteúdo (BARDIN, 2002), visando analisar comparativamente diferentes processos de ensino-aprendizagem, em diferentes espaços, a partir das experiências de jovens com a disciplina de Sociologia. O estudo empírico demonstrou que o jovem do espaço urbano está inserido em um espaço favorecido e o jovem do espaço rural está inserido em um espaço de desvantagens, em relação ao acesso à educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,63 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Título: dc.titleAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS ENTRE O ESPAÇO RURAL E URBANO: uma análise das experiências de jovens das escolas NM 11 (rural) e Aplicação (urbano) com a disciplina de Sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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