Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Daniel Rodrigues da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T21:52:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T21:52:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Daniel_Rodrigues_da_Silva_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/778043 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As experiências dos jovens com a disciplina de Sociologia, no Brasil, dão-se a partir de processos de ensino-aprendizagem ao longo da Educação Básica, em especial, no Ensino Médio (BNCC, 2018). Assim, o objetivo da pesquisa está em analisar diferentes processos de ensino-aprendizagem de conteúdos de Sociologia, partindo das experiências dos jovens dos diferentes espaços e das desigualdades educacionais existentes entre o espaço rural e urbano, na cidade de Petrolina - PE. Estas experiências, no Ensino Médio, apresentam-se a partir de um espaço educacional de aprendizagem, seja este estando no espaço urbano ou no rural. Cada espaço de aprendizagem, todavia, apresenta suas particularidades, divergências e desigualdades. Dessa forma, os jovens de diferentes espaços - rural e urbano - experienciam a Sociologia mediante processo educacional particular e desigual. Desigual, pois, historicamente, há uma lógica de produção desigual dos espaços, apontada por Carlos (2007) e Santos (2000), a qual concentra de forma contraditória diferentes formas de capitais no espaço urbano - em relação à infraestrutura, ao número de unidades escolares, ao acesso a saneamento básico, à internet e a uma série de diversos capitais acumulados (INEP 2015; INEP 2022). Cabe pontuar que Bourdieu (2005; 2015 e 2012) norteou a pesquisa enquanto referencial teórico para a leitura do poder simbólico como sendo crucial para a dominação cultural e a violência simbólica. Baseando-se, metodologicamente, em pesquisa de caráter qualitativo (FLICK, 2009). Por meio de análise documental e de conteúdo (BARDIN, 2002), visando analisar comparativamente diferentes processos de ensino-aprendizagem, em diferentes espaços, a partir das experiências de jovens com a disciplina de Sociologia. O estudo empírico demonstrou que o jovem do espaço urbano está inserido em um espaço favorecido e o jovem do espaço rural está inserido em um espaço de desvantagens, em relação ao acesso à educação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,63 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS ENTRE O ESPAÇO RURAL E URBANO: uma análise das experiências de jovens das escolas NM 11 (rural) e Aplicação (urbano) com a disciplina de Sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - DANIEL RODRIGUES - Versão Final.pdf | 9,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/778043/2/DISSERTAÇÃO - DANIEL RODRIGUES - Versão Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons