A Função Paidêutica da Sociologia - O Ensino de Sociologia no Colégio Estadual de Casa Nova-BA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Elton Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T22:01:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T22:01:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-03-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Elton_Silva_de_Oliveira_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748978-
Resumo: dc.description.abstractA presente Dissertação aborda a análise do Ensino de Sociologia no Colégio Estadual de Casa Nova/BA em tempos de pandemia e como a função paidêutica da sociologia pode contribuir para a emancipação dos sujeitos. No decorrer deste trabalho foram analisados os principais desafios que docentes e discentes enfrentam no cotidiano do colégio, com ênfase para o desenvolvimento da prática pedagógica, os recursos e estratégias didáticas utilizadas, com destaque para a prática de ensino, a formação docente, a relação professor-aluno e a opinião dos discentes sobre a disciplina de Sociologia. Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica a partir de autores que se debruçam sobre o Ensino de Sociologia, como também de documentos oficiais a fim de respaldar o percurso da disciplina até sua entrada nos currículos oficiais do Ensino Médio brasileiro, assim como nas novas determinações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular. Neste trabalho destacamos um capítulo propositivo com reflexões fundadas em referenciais teóricos e práticos de um trabalho com vistas à educação emancipadora a partir de um trabalho paidêutico que teve na sociologia o engajamento interdisciplinar e de ponte. Esta pesquisa objetiva retratar e analisar como o Ensino de Sociologia vem se legitimando na escola e as perspectivas sobre a sua continuidade no currículo do Novo Ensino Medio, por meio da escolha das disciplinas eletivas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Título: dc.titleA Função Paidêutica da Sociologia - O Ensino de Sociologia no Colégio Estadual de Casa Nova-BApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons