Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Elton Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T22:01:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T22:01:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Elton_Silva_de_Oliveira_dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748978 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente Dissertação aborda a análise do Ensino de Sociologia no Colégio Estadual de Casa Nova/BA em tempos de pandemia e como a função paidêutica da sociologia pode contribuir para a emancipação dos sujeitos. No decorrer deste trabalho foram analisados os principais desafios que docentes e discentes enfrentam no cotidiano do colégio, com ênfase para o desenvolvimento da prática pedagógica, os recursos e estratégias didáticas utilizadas, com destaque para a prática de ensino, a formação docente, a relação professor-aluno e a opinião dos discentes sobre a disciplina de Sociologia. Foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica a partir de autores que se debruçam sobre o Ensino de Sociologia, como também de documentos oficiais a fim de respaldar o percurso da disciplina até sua entrada nos currículos oficiais do Ensino Médio brasileiro, assim como nas novas determinações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular. Neste trabalho destacamos um capítulo propositivo com reflexões fundadas em referenciais teóricos e práticos de um trabalho com vistas à educação emancipadora a partir de um trabalho paidêutico que teve na sociologia o engajamento interdisciplinar e de ponte. Esta pesquisa objetiva retratar e analisar como o Ensino de Sociologia vem se legitimando na escola e as perspectivas sobre a sua continuidade no currículo do Novo Ensino Medio, por meio da escolha das disciplinas eletivas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Título: dc.title | A Função Paidêutica da Sociologia - O Ensino de Sociologia no Colégio Estadual de Casa Nova-BA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ELTON SILVA DE OLIVEIRA.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748978/2/ELTON SILVA DE OLIVEIRA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons