Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Antônio Henrique da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-10T13:14:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-10T13:14:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Antonio_Henrique_Dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748954 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nos últimos anos, a discussão em torno da educação tem ganhado cada vez mais destaque em diferentes setores da sociedade, refletindo uma diversidade de interesses e perspectivas. Nesse contexto, esta pesquisa se propôs a analisar as reformas do Ensino Médio, com foco na Reforma do Ensino Médio em Pernambuco baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC – EM) e na implementação dos Itinerários Formativos. A reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, aponta duas mudanças que são consideradas principais: com a ampliação da carga horária e a elaboração de um currículo flexível. A partir da análise de documentos oficiais e da realização de entrevistas semiestruturadas com professores, buscamos compreender as transformações no sistema educacional no estado de Pernambuco, considerando a atuação do poder público como formulador de políticas e o papel do professor nesse processo de mudança. As entrevistas abordaram aspectos da vida acadêmica, profissional e a participação dos docentes na construção do currículo em Pernambuco. Os resultados obtidos representam um retrato da atual realidade na região, pós- reforma da educação, evidenciando desafios e oportunidades para o ensino de Sociologia. É nesse contexto que a Sociologia luta pelo reconhecimento e afirmação no campo educacional e enquanto disciplina no currículo escolar, tendo um importante papel na identificação das determinações sociais, políticas e culturais que condicionam a definição da Sociologia, tanto no plano social como no âmbito do próprio espaço escolar e, possibilitando, por isso, a construção de um espaço mais democrático na construção das práticas educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,15 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma do Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC – EM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intinerários Formativos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo de Pernambuco | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | A Contrarreforma do Ensino Médio: a peleja do ensino de Sociologia nos itinerários formativos do currículo de Pernambuco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertacao-antonio-henrique-versao-final.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748954/2/dissertacao-antonio-henrique-versao-final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons