A Contrarreforma do Ensino Médio: a peleja do ensino de Sociologia nos itinerários formativos do currículo de Pernambuco

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Antônio Henrique da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-10T13:14:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-10T13:14:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-10-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Antonio_Henrique_Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748954-
Resumo: dc.description.abstractNos últimos anos, a discussão em torno da educação tem ganhado cada vez mais destaque em diferentes setores da sociedade, refletindo uma diversidade de interesses e perspectivas. Nesse contexto, esta pesquisa se propôs a analisar as reformas do Ensino Médio, com foco na Reforma do Ensino Médio em Pernambuco baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC – EM) e na implementação dos Itinerários Formativos. A reforma do Ensino Médio, Lei 13.415/2017, aponta duas mudanças que são consideradas principais: com a ampliação da carga horária e a elaboração de um currículo flexível. A partir da análise de documentos oficiais e da realização de entrevistas semiestruturadas com professores, buscamos compreender as transformações no sistema educacional no estado de Pernambuco, considerando a atuação do poder público como formulador de políticas e o papel do professor nesse processo de mudança. As entrevistas abordaram aspectos da vida acadêmica, profissional e a participação dos docentes na construção do currículo em Pernambuco. Os resultados obtidos representam um retrato da atual realidade na região, pós- reforma da educação, evidenciando desafios e oportunidades para o ensino de Sociologia. É nesse contexto que a Sociologia luta pelo reconhecimento e afirmação no campo educacional e enquanto disciplina no currículo escolar, tendo um importante papel na identificação das determinações sociais, políticas e culturais que condicionam a definição da Sociologia, tanto no plano social como no âmbito do próprio espaço escolar e, possibilitando, por isso, a construção de um espaço mais democrático na construção das práticas educacionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,15 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCC – EMpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntinerários Formativospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo de Pernambucopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Título: dc.titleA Contrarreforma do Ensino Médio: a peleja do ensino de Sociologia nos itinerários formativos do currículo de Pernambucopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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