Um estudo de caso sobre as desigualdades educacionais em uma escola integral e uma escola regular do Estado de Pernambuco: um olhar sociológico

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Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRabello, Daniela Pimentel Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-10T13:28:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-10T13:28:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-10-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Daniela_Pimentel_Dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748949-
Resumo: dc.description.abstractEsta Dissertação é resultado de uma pesquisa sobre Um Estudo de Caso sobre as Desigualdades Educacionais em uma Escola Integral e uma Escola Regular do estado de Pernambuco: um olhar sociológico. Logo, a partir de um olhar sociológico levantou-se a hipótese de que a política da rede estadual de educação com diferentes tipos de escolas dentro da mesma Rede de Ensino, como as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) e a Escolas Regulares, contribui com a desigualdade educacional entre os estudantes do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida a partir do Estudo de Casos Múltiplos, análise documental das escolas da Rede Estadual, estudo bibliográfico, estudo das literaturas das áreas de Educação e da Sociologia e pesquisa de campo com aplicação de um questionário nos terceiros anos do ensino médio em 2 escolas estaduais, sendo uma regular e uma integral (EREM), ambas com baixo IDEB, no recorte de 2019 na Gerência Regional Recife Sul. Buscou-se analisar o Programa de Educação Integral (PEI), caracterizar as escolas a partir das avaliações de larga escala e compreender as desigualdades educacionais com enfoque nos estudantes. O estudo aponta que as questões fundantes da educação pública em Pernambuco precisam ser fortalecidas com políticas públicas específicas para a juventude do ensino médio que estuda na rede pública de educação, com melhorias nas escolas e ampliação da educação integral, bem como melhoria de condições de trabalho para os docentes. Agregadas a estes fatores outras políticas que promovam o acesso aos bens culturais e melhoria de renda das famílias com vistas a corrigir as desigualdades sociais e educacionais do estado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.13mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDeigualdades Educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Públicapt_BR
Título: dc.titleUm estudo de caso sobre as desigualdades educacionais em uma escola integral e uma escola regular do Estado de Pernambuco: um olhar sociológicopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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