Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rabello, Daniela Pimentel Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-10T13:28:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-10T13:28:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Daniela_Pimentel_Dissertacao | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748949 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Dissertação é resultado de uma pesquisa sobre Um Estudo de Caso sobre as Desigualdades Educacionais em uma Escola Integral e uma Escola Regular do estado de Pernambuco: um olhar sociológico. Logo, a partir de um olhar sociológico levantou-se a hipótese de que a política da rede estadual de educação com diferentes tipos de escolas dentro da mesma Rede de Ensino, como as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) e a Escolas Regulares, contribui com a desigualdade educacional entre os estudantes do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida a partir do Estudo de Casos Múltiplos, análise documental das escolas da Rede Estadual, estudo bibliográfico, estudo das literaturas das áreas de Educação e da Sociologia e pesquisa de campo com aplicação de um questionário nos terceiros anos do ensino médio em 2 escolas estaduais, sendo uma regular e uma integral (EREM), ambas com baixo IDEB, no recorte de 2019 na Gerência Regional Recife Sul. Buscou-se analisar o Programa de Educação Integral (PEI), caracterizar as escolas a partir das avaliações de larga escala e compreender as desigualdades educacionais com enfoque nos estudantes. O estudo aponta que as questões fundantes da educação pública em Pernambuco precisam ser fortalecidas com políticas públicas específicas para a juventude do ensino médio que estuda na rede pública de educação, com melhorias nas escolas e ampliação da educação integral, bem como melhoria de condições de trabalho para os docentes. Agregadas a estes fatores outras políticas que promovam o acesso aos bens culturais e melhoria de renda das famílias com vistas a corrigir as desigualdades sociais e educacionais do estado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.13mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Deigualdades Educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
Título: dc.title | Um estudo de caso sobre as desigualdades educacionais em uma escola integral e uma escola regular do Estado de Pernambuco: um olhar sociológico | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINALIZADA CORRIGIDA PROFSOCIO.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748949/2/DISSERTAÇÃO FINALIZADA CORRIGIDA PROFSOCIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons