O tema café no ensino de Química: uma sequência didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Jéssica Campos-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira Júnior, José Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-09T23:38:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-09T23:38:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - Jéssica Campospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748948-
Resumo: dc.description.abstractPensando em promover a diversificação no ensino de Química, essa sequência didática (SD) concentra a temática café, pois possui grande relevância a ser discutida com os alunos da educação básica na disciplina de Química. Nessa SD há sugestões de textos, atividades experimentais e vídeos que envolvem conceitos químicos e de outras disciplinas. Em resumo, esse material é o resultado de um estudo realizado pela professora de Química, Jéssica Campos Silva, com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e Licenciatura em Química, no Instituto Federal de Goiás - campus Itumbiara. Esta SD é fruto da dissertação O CAFÉ COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA: DO LIVRO DIDÁTICO AO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, defendida em fevereiro/2024. Esta sequência didática foi elaborada a partir da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional, no PPGECM/UFU, após analisar a temática café nos livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD de 2021, com o propósito de compartilhar saberes docentes, acerca do ensino de Química, trazendo atividades planejadas a partir da utilização de um tema do cotidiano. As atividades aqui apresentadas estão organizadas em quatro momentos, abordando a história do café e a sua relação com questões étnico-raciais e história afro-brasileira, as relações com outras disciplinas (como Geografia, Biologia e Matemática), a abordagem de conceitos químicos relacionados ao café e uma atividade prática. Espero que este produto educacional contendo a sequência didática, os objetivos e as atividades, possibilite que outras professoras e professores de Química desenvolvam estratégias metodológicas sobre a temática do café em suas aulas, adequando-as às suas necessidades e à realidade de suas salas de aulas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16963 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcafépt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Título: dc.titleO tema café no ensino de Química: uma sequência didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons