Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jéssica Campos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira Júnior, José Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-09T23:38:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-09T23:38:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - Jéssica Campos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748948 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pensando em promover a diversificação no ensino de Química, essa sequência didática (SD) concentra a temática café, pois possui grande relevância a ser discutida com os alunos da educação básica na disciplina de Química. Nessa SD há sugestões de textos, atividades experimentais e vídeos que envolvem conceitos químicos e de outras disciplinas. Em resumo, esse material é o resultado de um estudo realizado pela professora de Química, Jéssica Campos Silva, com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e Licenciatura em Química, no Instituto Federal de Goiás - campus Itumbiara. Esta SD é fruto da dissertação O CAFÉ COMO TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA: DO LIVRO DIDÁTICO AO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, defendida em fevereiro/2024. Esta sequência didática foi elaborada a partir da pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional, no PPGECM/UFU, após analisar a temática café nos livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD de 2021, com o propósito de compartilhar saberes docentes, acerca do ensino de Química, trazendo atividades planejadas a partir da utilização de um tema do cotidiano. As atividades aqui apresentadas estão organizadas em quatro momentos, abordando a história do café e a sua relação com questões étnico-raciais e história afro-brasileira, as relações com outras disciplinas (como Geografia, Biologia e Matemática), a abordagem de conceitos químicos relacionados ao café e uma atividade prática. Espero que este produto educacional contendo a sequência didática, os objetivos e as atividades, possibilite que outras professoras e professores de Química desenvolvam estratégias metodológicas sobre a temática do café em suas aulas, adequando-as às suas necessidades e à realidade de suas salas de aulas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16963 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | café | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Título: dc.title | O tema café no ensino de Química: uma sequência didática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Jéssica Campos.pdf | Produto educacional - Jéssica Campos | 16,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748948/2/Produto educacional - Jéssica Campos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons