Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UERJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Jonatan de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Vânia Regina Jorge da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-09T18:19:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-09T18:19:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | sequencia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748945 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Complexo de 16 localidades que formam o Bairro Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, configura-se como uma das áreas mais violentas do Estado. A violência urbana materializada em constantes operações policiais, por conflitos armados fazem parte do cotidiano, porém para além disso a Maré é um território rico e dinâmico composto múltiplas dimensões. Como ensinar Geografia em um contexto de uma das maiores periferias urbanas do País? Essa é uma das perguntas norteadoras desse trabalho, Nas aulas de Geografia os mapas, que são dentro do ensino Geografia um instrumento de representação muito presente, em contraponto, tem sua utilização por vezes limitada, quando utilizados nas aulas, comumente se restringem localização de pontos ou formas espaciais, com pouco ou nenhum grau de reflexão O presente Recurso educacional, trás a proposta de uma sequência didática interativa, utilizando os mapas mentais do território para pensar as territorialidades e as relações de poder manifestas no Território vivido dos alunos da Maré, desenvolvida para alunos do 7º ano do ensino fundamental | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 29000kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática: o uso de mapas mentais, o território vivido e as relações de poder com os alunos do 7ºano da Escola Municipal Olimpíadas Rio 2016 - Maré-RJ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFGEO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional-Jonatan de Jesus(PROFGEO).pdf | 26,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748945/2/Produto Educacional-Jonatan de Jesus(PROFGEO).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons