Sequência didática: o uso de mapas mentais, o território vivido e as relações de poder com os alunos do 7ºano da Escola Municipal Olimpíadas Rio 2016 - Maré-RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Jonatan de Jesus-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Vânia Regina Jorge da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-09T18:19:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-09T18:19:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-09-
identificador: dc.identifier.othersequenciapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748945-
Resumo: dc.description.abstractO Complexo de 16 localidades que formam o Bairro Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, configura-se como uma das áreas mais violentas do Estado. A violência urbana materializada em constantes operações policiais, por conflitos armados fazem parte do cotidiano, porém para além disso a Maré é um território rico e dinâmico composto múltiplas dimensões. Como ensinar Geografia em um contexto de uma das maiores periferias urbanas do País? Essa é uma das perguntas norteadoras desse trabalho, Nas aulas de Geografia os mapas, que são dentro do ensino Geografia um instrumento de representação muito presente, em contraponto, tem sua utilização por vezes limitada, quando utilizados nas aulas, comumente se restringem localização de pontos ou formas espaciais, com pouco ou nenhum grau de reflexão O presente Recurso educacional, trás a proposta de uma sequência didática interativa, utilizando os mapas mentais do território para pensar as territorialidades e as relações de poder manifestas no Território vivido dos alunos da Maré, desenvolvida para alunos do 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
Tamanho: dc.format.extent29000kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeografiapt_BR
Título: dc.titleSequência didática: o uso de mapas mentais, o território vivido e as relações de poder com os alunos do 7ºano da Escola Municipal Olimpíadas Rio 2016 - Maré-RJpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFGEOpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons