Educação de surdos no Instituto Federal Catarinense: por uma educação emancipadora no ensino técnico integrado ao ensino médio

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinense - IFC Campus Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Samara dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-09T17:01:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-09T17:01:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado: Educação de surdos no Instituto Federal Catarinense: por uma educação emancipadora no ensino técnico integrado ao ensino médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748944-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), está vinculado à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e foca na educação de estudantes Surdos no Instituto Federal Catarinense (IFC). Inserido no Macroprojeto 2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT, o objetivo geral foi elaborar um guia digital a partir da análise das percepções de Surdos vinculados ao ensino técnico integrado ao ensino médio do IFC, sinalizantes em Libras, visando a melhoria na educação de Surdos na EPT. A pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa e do tipo exploratória, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidas a análise de discurso. Foram analisados recortes discursivos de três estudantes Surdos matriculados, um egresso e dois servidores Surdos do IFC, todos inseridos no contexto sócio-histórico da inclusão educacional em escolas regulares e no IFC vinculados ao ensino técnico integrado ao médio. Constatou-se que os estudantes apresentam distorção idade/série e todos possuem formações imaginárias perpassando, entre elas, a posição de Surdos de famílias ouvintes e estudantes em salas de aula de ouvintes, espaços onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) não possui o mesmo status que a língua portuguesa, dessa forma, mantendo-os distantes de modelos identitários de referências Surdas. Os estudantes trouxeram diversas condições de produção, como a falta de conhecimento da Libras por parte dos ouvintes, dificuldade com conteúdos complexos em português, limitações na compreensão de textos longos, preferência por permanecer em silêncio nas aulas, desafios em se adaptar ao formato das aulas para ouvintes, dependência de intérpretes, entre outros. Essas características refletem um sentimento comum entre eles, de desconforto e sensação de não pertencimento ao ambiente educacional, indicando uma falta de afirmação de sua identidade Surda e afastamento de um protagonismo Surdo. A pesquisa culminou na criação de um produto educacional no formato de guia digital bilíngue em Libras e português, intitulado “Orientações gerais para estudantes Surdos e servidores do Ensino Técnico Integrado ao Médio do IFC”. Este guia aborda temas relevantes para aprimorar a educação de Surdos no contexto da EPT do IFC. Com as informações presentes no guia, os estudantes Surdos têm autonomia para saber onde buscar respostas sobre as ações presentes na instituição, favorecendo sua participação efetiva. Para os servidores, o guia traz orientações para qualificar sua atuação e compreensão em relação aos estudantes Surdos. O produto foi amplamente aceito pelos usuários, com avaliações destacando sua acessibilidade, clareza das informações e organização do conteúdo, ressaltando sua importância na promoção do protagonismo dos estudantes Surdos, proporcionando assim uma melhoria na educação de Surdos na EPT, em direção a uma autonomia e emancipação desses sujeitos. Os resultados da pesquisa apontam para possibilidades de replicar o material em outros níveis de ensino, bem como direcionar futuras pesquisas para investigar a viabilidade e os benefícios de introduzir classes bilíngues para Surdos na EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent128 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Emancipadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal Catarinensept_BR
Título: dc.titleEducação de surdos no Instituto Federal Catarinense: por uma educação emancipadora no ensino técnico integrado ao ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
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