O Lúdico e o artístico como ferramenta de ensino e aprendizagem em segurança do paciente no centro cirúrgico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Carla Araujo Bastos-
Autor(es): dc.contributor.authorLuz, Glenda Rama Oliveira da-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Gleidilene Freitas da-
Autor(es): dc.contributor.authorMarchiori, Giovanna Rosario Soanno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-09T10:03:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-09T10:03:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1427-
identificador: dc.identifier.otherO Lúdico e o artístico como ferramenta de ensino e aprendizagem em segurança do paciente no centro cirúrgicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748925-
Resumo: dc.description.abstractO lúdico e o artístico como ferramenta de ensino e aprendizagem em segurança do paciente no centro cirúrgico é um compilado de produções acadêmicas de discentes regularmente matriculados no módulo de Saúde do adulto: aspectos cirúrgicos do curso de bacharelado em enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR). As produções deste compilado tratam-se de relatos de experiências referentes a construção de produtos técnicos educacionais para ensino das metas de segurança do paciente. As produções deste e-book buscaram ampliar o rol de metodologias ativas de ensino utilizadas na enfermagem, visando contribuir para a criação de produtos técnicos educacionais para o ensino lúdico de temáticas na enfermagem. Neste material, contém detalhes da construção de seis produtos técnicos educacionais voltados ao ensino das metas mundiais de segurança do paciente no centro cirúrgico, sendo eles: Roleta das metas de segurança do paciente; Caixa de Pandora malefícios da má identificação do paciente; Balança do uso seguro de medicamentos; Gameficação sobre cirurgia segura; Caixa de luz negra para prevenção de infecções; e por fim um álbum seriado sobre comunicação e riscos de quedas no centro cirúrgico. Vale ressaltar que os produtos técnicos educacionais evidenciados nesta coletânea, podem ser adaptados e desenvolvidos para abordagens de outras temáticas na enfermagem, buscando melhorar a qualidade do ensino ofertado. É comum que, durante os módulos dos cursos de enfermagem, os docentes utilizem em metodologias ativas de ensino e estimulem a produção de materiais lúdicos para auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Apesar de inúmeros materiais produzidos ao longo dos módulos, muitos desses produtos não são compartilhados. Sendo assim, com supervisão metodológica dos professores responsáveis pelo módulo, para além do produzir, esta obra veio para orientar a construção de produtos técnicos educacionais que podem ser utilizados como ferramentas lúdicas para o ensino da enfermagem. Os textos desta coletânea com certeza irão orientar a produção de estudos futuros voltados ao desenvolvimento de tecnologias educacionais no ensino da enfermagem, trazendo um olhar para a além de métodos tradicionais, trazendo evidência para o uso do lúdico e de metodologias ativas para o ensino da enfermagem. A todos os parceiros desta grande realização, o nosso muito obrigado! ISBN: 978-65-5388-243-0 DOI: 10.36926/editorainovar-978-65-5388-243-0pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal de Roraimapt_BR
Título: dc.titleO Lúdico e o artístico como ferramenta de ensino e aprendizagem em segurança do paciente no centro cirúrgicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.