APLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS DOS ALUNOS DOS 6º ANOS DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL TARCILA CRUZ DE ALENCAR, EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ, 2024

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Terezinha Gonçalo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-08T20:26:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-08T20:26:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485-
identificador: dc.identifier.otherCARTOGRAFIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748920-
Resumo: dc.description.abstractA Cartografia existe desde o tempo dos povos nômades, os quais já sentiam a necessidade de se orientar no espaço geográfico na busca pela sobrevivência e utilizavam os astros naturais de guia. Atualmente é consensual que a cartografia é um indispensável recurso pedagógico ligado ao ensino da Geografia, visto que a análise do espaço nas suas dimensões e formas utilizando as representações cartográficas possibilita a visualização do que se aprende e do que se ensina, o que é fundamental para a aquisição do conhecimento e a formação de alunos capazes de analisar os fenômenos geográficos e relacioná-los. Perpassando pela ciência da Geografia, o estudo do espaço geográfico, a natureza original e outros conhecimentos do mundo da Geografia, este trabalho apresenta a importância da alfabetização cartográfica no ensino básico nas escolas, com enfoque no 6° ano do Ensino Fundamental. Buscou-se entender os processos de ensino e aprendizagem envoltos no ensino de Cartografia no 6° ano, observando, contudo, as habilidades a serem trabalhadas levantadas na Base Nacional Comum Curricular, no tocante ao ensino da Cartografia no Ensino Fundamental. A presente investigação enquadra-se no paradigma positivista, adequando-se à metodologia quantitativa, assim como contém análise bibliográfica, baseando-se em livros e artigos científicos. A pesquisa trabalha com coleta de dados a uma população específica para obter seu aporte, a saber, alunos dos 6º anos da E.E.F. Tarcila Cruz de Alencar no município de Juazeiro do Norte, Ceará, o que consistirá na aplicação de um questionário fechado e de natureza seccional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartografiapt_BR
Título: dc.titleAPLICABILIDADE DOS CONHECIMENTOS CARTOGRÁFICOS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS DOS ALUNOS DOS 6º ANOS DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL TARCILA CRUZ DE ALENCAR, EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ, 2024pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons