Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro dos Santos Almeida, Juliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-08T14:54:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-08T14:54:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Juliana Monteiro dos Santos Almeida | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748917 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho trata da integração entre o ensino de Língua Inglesa como língua adicional (LA) e a Educação Profissional Tecnológica (EPT), utilizando a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning). Baseado em uma pesquisa-ação qualitativa no âmbito do IFSul, o estudo identifica desafios na compreensão de termos técnicos em artigos científicos em inglês e propõe estratégias para superálos, utilizando ferramentas do Google Acadêmico. Essas estratégias foram compartilhadas por meio de uma oficina que resultou no produto educacional dessa pesquisa do programa ProfEPT. Os objetivos dessa prática docente é auxiliar os estudantes na compreensão de termos técnicos com base em conceitos da Terminologia, bem como propor um trabalho interdisciplinar entre docentes de disciplinas propedêuticas e técnicas do Ensino Médio Integrado. Os resultados dessa pesquisa revelaram a importância da leitura em inglês para os estudantes envolvidos neste trabalho e destacam a eficácia do CLIL na integração de conteúdo e da língua adicional, promovendo o aprendizado significativo, com vistas à formação humana integral, preparando os estudantes para o mundo do trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,58MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CLIL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | terminologia | pt_BR |
Título: dc.title | A ABORDAGEM CLIL (CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNINGAPRENDIZAGEM INTEGRADA DE CONTEÚDO E LÍNGUA) NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Juliana Monteiro dos Santos Almeida.pdf | 4,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748917/2/Dissertação Juliana Monteiro dos Santos Almeida.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons