A ARTE MUSICAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA VITALIZAÇÃO DO ESTUDO DA LÍNGUA MATERNA DO POVO INDÍGENA KOKAMA NO MUNICÍPIO DE TABATINGA - AM

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamires, Glades Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Laury Vander Leandro de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Eliuvomar Cruz da-
Autor(es): dc.contributor.authorBraulio, Odileni Bindá-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Kátia Maria Mello de-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Grayciane Valente-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-05T19:20:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-05T19:20:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485-
identificador: dc.identifier.otherARTE MUSICAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748850-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta um recorte da Dissertação de Mestrado que investiga A ARTE MUSICAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA VITALIZAÇÃO DO ESTUDO DA LÍNGUA MATERNA DO POVO INDÍGENA KOKAMA NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA COMUNIDADE DE SAPOTAL NO MUNICÍPIO DE TABATINGA e discorre com a afirmação de que a música é de fundamental importância para a aprendizagem da língua Kokama, sendo um desenvolvimento da criatividade, da linguagem, estímulos, ideias, combatendo os desafios no ensino-aprendizagem dos alunos indígenas que vivem em aldeias, comunidades ou na área urbana. Considerando a importância da música como parte da cultura popular como conhecimento a ser trabalhado, o que mostra que não é somente uma junção de sons e letras, mas sim, um rico subsídio que pode fazer a diferença e despertar o indivíduo para um mundo satisfatório e prazeroso para a mente e para o corpo, facilitando a aprendizagem e a socialização entre alunos. Observou-se que por meio da música, é possível o ensino da língua Kokama com os alunos da modalidade do ensino fundamental I, conforme o direito da legislação indigenista uma “educação diferenciada”, a alfabetização em língua materna seguida de educação bilíngue (art.23). Contudo é a partir desse momento que a atividade musical ganha destaque e espaço na didática educacional no mundo dos povos indígenas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent816 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino lúdicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Kokamapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação, Arte e Culturapt_BR
Título: dc.titleA ARTE MUSICAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA VITALIZAÇÃO DO ESTUDO DA LÍNGUA MATERNA DO POVO INDÍGENA KOKAMA NO MUNICÍPIO DE TABATINGA - AMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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