Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramires, Glades Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Laury Vander Leandro de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Eliuvomar Cruz da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braulio, Odileni Bindá | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Kátia Maria Mello de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Grayciane Valente | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-05T19:20:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-05T19:20:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
identificador: dc.identifier.other | ARTE MUSICAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748850 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um recorte da Dissertação de Mestrado que investiga A ARTE MUSICAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA VITALIZAÇÃO DO ESTUDO DA LÍNGUA MATERNA DO POVO INDÍGENA KOKAMA NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA COMUNIDADE DE SAPOTAL NO MUNICÍPIO DE TABATINGA e discorre com a afirmação de que a música é de fundamental importância para a aprendizagem da língua Kokama, sendo um desenvolvimento da criatividade, da linguagem, estímulos, ideias, combatendo os desafios no ensino-aprendizagem dos alunos indígenas que vivem em aldeias, comunidades ou na área urbana. Considerando a importância da música como parte da cultura popular como conhecimento a ser trabalhado, o que mostra que não é somente uma junção de sons e letras, mas sim, um rico subsídio que pode fazer a diferença e despertar o indivíduo para um mundo satisfatório e prazeroso para a mente e para o corpo, facilitando a aprendizagem e a socialização entre alunos. Observou-se que por meio da música, é possível o ensino da língua Kokama com os alunos da modalidade do ensino fundamental I, conforme o direito da legislação indigenista uma “educação diferenciada”, a alfabetização em língua materna seguida de educação bilíngue (art.23). Contudo é a partir desse momento que a atividade musical ganha destaque e espaço na didática educacional no mundo dos povos indígenas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 816 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino lúdico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Kokama | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação, Arte e Cultura | pt_BR |
Título: dc.title | A ARTE MUSICAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA NA VITALIZAÇÃO DO ESTUDO DA LÍNGUA MATERNA DO POVO INDÍGENA KOKAMA NO MUNICÍPIO DE TABATINGA - AM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons