Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COLOVINI CEZAR, CHARLIE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Blank Tessmann, Marta Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-04T18:03:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-04T18:03:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC 2023 Atualizado-7 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748831 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo identificar estratégias pedagógicas para uma abordagem mais interativa do conteúdo de segurança no trabalho com o manuseio de equipamentos, nas turmas de Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade de EJA–EPT. Constru- ído a partir de uma pesquisa de revisões bibliográficas e com base em um estágio pratico aplicado na turma FMC S1, do curso de Fabricação Mecânica PROEJA no componente curricular: Fundamentos de Segurança do Trabalho. A educação convencional tem se re- velado uma experiência monótona para os estudantes, e este trabalho, por meio de pes- quisas teóricas e estágio prático, pretende mostrar que principalmente para turmas de EJA- EPT, formadas por jovens e adultos na jornada do ensino médio e profissionalizante, a estratégia tradicional não tem um impacto positivo. Com base na aplicação do estágio prá- tico centrado na Norma Regulamentadora NR12, que trata da Segurança em Máquinas e Equipamentos e representa a principal orientação no âmbito da segurança laboral, esta pesquisa visa estabelecer uma comparação entre o modelo educacional convencional e a abordagem da aprendizagem criativa. Embora o tema seja eminentemente técnico e amplo, os resultados obtidos por meio da aplicação prática de metodologias ativas revelaram-se extremamente positivos. Tanto a assimilação do conteúdo quanto o nível de entusiasmo demonstrado pelos alunos mostraram-se satisfatórios, indicando o potencial e a eficácia dessas abordagens inovadoras no contexto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 472Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança do trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica. | pt_BR |
Título: dc.title | SEGURANÇA NO TRABALHO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA EJA - EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC 2023 Atualizado-7.pdf | 465,97 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748831/2/TCC 2023 Atualizado-7.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons