SEGURANÇA NO TRABALHO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA EJA - EPT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOLOVINI CEZAR, CHARLIE-
Autor(es): dc.contributor.authorBlank Tessmann, Marta Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-04T18:03:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-04T18:03:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherTCC 2023 Atualizado-7pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748831-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo identificar estratégias pedagógicas para uma abordagem mais interativa do conteúdo de segurança no trabalho com o manuseio de equipamentos, nas turmas de Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade de EJA–EPT. Constru- ído a partir de uma pesquisa de revisões bibliográficas e com base em um estágio pratico aplicado na turma FMC S1, do curso de Fabricação Mecânica PROEJA no componente curricular: Fundamentos de Segurança do Trabalho. A educação convencional tem se re- velado uma experiência monótona para os estudantes, e este trabalho, por meio de pes- quisas teóricas e estágio prático, pretende mostrar que principalmente para turmas de EJA- EPT, formadas por jovens e adultos na jornada do ensino médio e profissionalizante, a estratégia tradicional não tem um impacto positivo. Com base na aplicação do estágio prá- tico centrado na Norma Regulamentadora NR12, que trata da Segurança em Máquinas e Equipamentos e representa a principal orientação no âmbito da segurança laboral, esta pesquisa visa estabelecer uma comparação entre o modelo educacional convencional e a abordagem da aprendizagem criativa. Embora o tema seja eminentemente técnico e amplo, os resultados obtidos por meio da aplicação prática de metodologias ativas revelaram-se extremamente positivos. Tanto a assimilação do conteúdo quanto o nível de entusiasmo demonstrado pelos alunos mostraram-se satisfatórios, indicando o potencial e a eficácia dessas abordagens inovadoras no contexto educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent472Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSegurança do trabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológica.pt_BR
Título: dc.titleSEGURANÇA NO TRABALHO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA EJA - EPTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOSpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons