Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PIRES DOS SANTOS, JOÃO CARLOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Blank Tessmann, Marta Helena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-04T17:47:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-04T17:47:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC João Carlos Pires dos Santos 30-11-2023 - Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748829 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo investiga o uso de ferramentas eletrônicas, como Excel, Calc e Google, para aprimorar o ensino de funções afins na matemática, destacando a relevância da tecnologia na educação. Os procedimentos metodológicos incluem a criação de tabelas e gráficos nas planilhas eletrônicas, desafiando os alunos a aplicarem conceitos de funções afins em cenários práticos, como vendas e salários mensais. Os resultados indicam que a maioria dos alunos prefere a abordagem eletrônica, considerando-a mais eficaz para compreender os conceitos, embora uma minoria aprecie o desafio do método manual. O estudo enfatiza a importância da combinação de tecnologia e ensino na promoção da compreensão matemática, ressaltando a flexibilidade no ensino para atender às diversas necessidades dos alunos. Conclui-se com a ênfase na continuação da exploração de abordagens inovadoras para tornar o aprendizado de matemática mais envolvente e prático, preparando os alunos para os desafios contemporâneos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,25Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | planilhas eletrônicas | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DA PLANILHA ELETRÔNICA NO APRENDIZADO DE FUNÇÕES AFIM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC João Carlos Pires dos Santos 30-11-2023 - Final.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748829/2/TCC João Carlos Pires dos Santos 30-11-2023 - Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons