Aplicação do ciclo de modelagem de Hestenes usando a videoanálise para o estudo de queda livre

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de São Paulo - Campus São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Pedro Paulo Freitas de-
Autor(es): dc.contributor.authorCorrallo, Marcio Vinicius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-04T18:46:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-04T18:46:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748807-
Resumo: dc.description.abstractO PPT traz uma proposta inovadora com a integração de elementos tecnológicos com metodologias com maior participação dos estudantes, da educação básica, em aulas práticas de física. Os resultados, após a aplicação do PPT, revelaram que os estudantes vivenciaram uma experiência positiva, distinta dos moldes tradicionais de ensino de física. Evidenciando, pela análise dos questionários, a importância das dinâmicas de experimentação, compartilhamento de dados, discussões e análise de resultados para a construção de modelos científicos, reconheceram também que esses modelos são apenas representações da realidade. O uso de tecnologias complementa essas dinâmicas, proporcionando uma análise mais rápida e adaptável a diversas situações. Softwares de modelagem, como o Tracker, automatizam parte do processo, reduzindo o tempo necessário para obter modelos. Essa abordagem pode desenvolver competências essenciais como pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, colaboração e comunicação, desafiando os estudantes a trabalhar em equipe, comunicar seus resultados e argumentar com base em evidências. Além disso, pode favorecer a autonomia, com os estudantes assumindo um papel protagonista ao formular hipóteses, propor soluções, coletar e analisar dados e desenvolver modelos explicativos, contrastando com a passividade das práticas tradicionais de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,51 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiclo de modelagem de Hestenespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVideoanálisept_BR
Palavras-chave: dc.subjectQueda livrept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de físicapt_BR
Título: dc.titleAplicação do ciclo de modelagem de Hestenes usando a videoanálise para o estudo de queda livrept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais