Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Pedro Paulo Freitas de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrallo, Marcio Vinicius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-04T18:46:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-04T18:46:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748807 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O PPT traz uma proposta inovadora com a integração de elementos tecnológicos com metodologias com maior participação dos estudantes, da educação básica, em aulas práticas de física. Os resultados, após a aplicação do PPT, revelaram que os estudantes vivenciaram uma experiência positiva, distinta dos moldes tradicionais de ensino de física. Evidenciando, pela análise dos questionários, a importância das dinâmicas de experimentação, compartilhamento de dados, discussões e análise de resultados para a construção de modelos científicos, reconheceram também que esses modelos são apenas representações da realidade. O uso de tecnologias complementa essas dinâmicas, proporcionando uma análise mais rápida e adaptável a diversas situações. Softwares de modelagem, como o Tracker, automatizam parte do processo, reduzindo o tempo necessário para obter modelos. Essa abordagem pode desenvolver competências essenciais como pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, colaboração e comunicação, desafiando os estudantes a trabalhar em equipe, comunicar seus resultados e argumentar com base em evidências. Além disso, pode favorecer a autonomia, com os estudantes assumindo um papel protagonista ao formular hipóteses, propor soluções, coletar e analisar dados e desenvolver modelos explicativos, contrastando com a passividade das práticas tradicionais de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,51 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciclo de modelagem de Hestenes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Videoanálise | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Queda livre | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
Título: dc.title | Aplicação do ciclo de modelagem de Hestenes usando a videoanálise para o estudo de queda livre | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748807/1/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: