Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Castilho, Fábio Francisco de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, João Vitor da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-02T20:13:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-02T20:13:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | História de Alagoas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748736 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado do projeto “O Ensino de História Regional: Elaboração de um Produto Educacional com fontes primárias”. Proposta que efetivamente circunscreveu 11 anos de pesquisa no âmbito do Pibic/Ifal (2014-2024). Ao longo desse período coordenei 12 projetos que tiveram o objetivo comum de compreender a crise do escravismo e o processo da transição da mão de obra em Alagoas evidenciando a resistência dos escravizados por meio da análise dos periódicos locais. Dentro desse mote, um dilema persiste: os jornais foram produzidos por membros das elites locais que não tinham a intenção de apresentar os cativos como sujeitos históricos. Por essa razão nos vemos diante do desafio de, a partir de fragmentos de notícias, buscar diferentes ângulos de leitura que possibilitem interpretações diversas que favoreçam a compreensão das histórias do povo escravizado enquanto protagonistas de suas próprias vidas. A par destas prerrogativas, atentamos para a inserção dos editores e seus periódicos na sociedade para qual escreviam, pois as representações discursivas estão ligadas ao comportamento político e social dos editores e colaboradores dos jornais ora em análise. Por fim, nosso objetivo foi elaborar um Produto Educacional voltado para o Ensino de História Regional de Alagoas a partir de fontes primárias disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira que observe diferentes eixos de discussão da resistência e do protagonismo dos escravizados. Com o intuito de atingir um público mais amplo e em especial de estudantes do ensino médio, procuramos adequar o estilo de escrita e incluir imagens conferindo contornos mais pedagógicos para o material elaborado que destaca fragmentos de fontes primárias, facultando aos estudantes acesso a esse tipo de documento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 155MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escravização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História de Alagoas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Periódicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência escrava | pt_BR |
Título: dc.title | Protagonismo e resistência: Histórias da escravidão nos jornais de Alagoas (1874-1888) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Profept/AL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
HISTÓRIA DE ALAGOAS..pdf | 159,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748736/2/HISTÓRIA DE ALAGOAS..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons