Protagonismo e resistência: Histórias da escravidão nos jornais de Alagoas (1874-1888)

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCastilho, Fábio Francisco de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, João Vitor da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-02T20:13:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-02T20:13:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-02-
identificador: dc.identifier.otherHistória de Alagoaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748736-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado do projeto “O Ensino de História Regional: Elaboração de um Produto Educacional com fontes primárias”. Proposta que efetivamente circunscreveu 11 anos de pesquisa no âmbito do Pibic/Ifal (2014-2024). Ao longo desse período coordenei 12 projetos que tiveram o objetivo comum de compreender a crise do escravismo e o processo da transição da mão de obra em Alagoas evidenciando a resistência dos escravizados por meio da análise dos periódicos locais. Dentro desse mote, um dilema persiste: os jornais foram produzidos por membros das elites locais que não tinham a intenção de apresentar os cativos como sujeitos históricos. Por essa razão nos vemos diante do desafio de, a partir de fragmentos de notícias, buscar diferentes ângulos de leitura que possibilitem interpretações diversas que favoreçam a compreensão das histórias do povo escravizado enquanto protagonistas de suas próprias vidas. A par destas prerrogativas, atentamos para a inserção dos editores e seus periódicos na sociedade para qual escreviam, pois as representações discursivas estão ligadas ao comportamento político e social dos editores e colaboradores dos jornais ora em análise. Por fim, nosso objetivo foi elaborar um Produto Educacional voltado para o Ensino de História Regional de Alagoas a partir de fontes primárias disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira que observe diferentes eixos de discussão da resistência e do protagonismo dos escravizados. Com o intuito de atingir um público mais amplo e em especial de estudantes do ensino médio, procuramos adequar o estilo de escrita e incluir imagens conferindo contornos mais pedagógicos para o material elaborado que destaca fragmentos de fontes primárias, facultando aos estudantes acesso a esse tipo de documento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent155MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscravizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória de Alagoaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPeriódicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResistência escravapt_BR
Título: dc.titleProtagonismo e resistência: Histórias da escravidão nos jornais de Alagoas (1874-1888)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Profept/ALpt_BR
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