Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Biava, Muana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tonezer da Silva, Juliano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-02T17:49:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-02T17:49:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | ensino_por_investigacao.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748734 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material apresenta-se como produto educacional, desenvolvido como parte da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), e está associado à dissertação: Ensino por investigação da educação financeira mediado pelas tecnologias digitais, sob orientação do professor Dr. Juliano Tonezer da Silva. Este pode ser descrito como uma sequência didática baseada no método do ensino por investigação e foi implementada em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental do Centro de educação Integrada Salto Veloso, Santa Catarina. Este com o propósito de explorar a educação financeira com o auxílio de tecnologias digitais, pois a educação financeira na vida dos estudantes é de fundamental importância para a tomada de decisões responsáveis, planejando futuro e independência financeira. Os objetivos educacionais são de promover a educação financeira, estimular tomadas de decisões responsáveis, fomentar o planejamento financeiro, desenvolver competências digitais, incentivar a independência financeira, aplicar o método do ensino por investigação e avaliar o aprendizado. Nesse contexto, uma metodologia ativa ajuda os alunos a construírem conhecimento de forma mais significativa e desenvolve habilidades de resolução de problemas e aplicar conceitos financeiros em situações do mundo real. Assim, a proposta apresentada busca alternativas atuais a fim de relacionar os temas por meio de uma aprendizagem significativa. Este recurso é uma forma de apoio para professores/as de Matemática, ele foi elaborado para alunos do oitavo ano do fundamental séries finais, porém ele pode ser adaptado e personalizado para atender diferentes níveis de ensino com modificações adequadas às necessidades de cada ano. Este material é de livre acesso e também está disponível, além do Portal Educapes, na página do PPGECM (https://www.upf.br/ppgecm/dissertacoes-e-teses/dissertacoes) e de seus produtos educacionais do PPGECM (https://www.upf.br/produtoseducacionais). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,5 Mb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Título: dc.title | Ensino por Investigação para a conscientização em Educação Financeira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ensino_por_investigacao.pdf | 21,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748734/2/ensino_por_investigacao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons