Curricularização da pesquisa e da extensão em Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio: propostas de práticas curricularizadas para a formação integral do estudante

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKonell, André Eduardo-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Fátima Peres Zago de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-01T21:52:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-01T21:52:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-13-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Curricularização da Pesquisa e Extensão em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - propostas de práticas curricularizadas para a formação integral do estudantept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748699-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional organizado no formato de documento de estudo e orientação foi pensando para docentes que estão ingressando no corpo docente dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense, especialmente organizado de forma objetiva com o propósito de orientar você sobre as etapas necessárias para a realização de atividades de pesquisa e extensão envolvidas no processo de curricularização da pesquisa e extensão. Ele está vinculado à dissertação “Curricularização da pesquisa e extensão nos cursos técnicos de informática integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense nos campis Blumenau e Camboriú”, desenvolvida por mim, André Eduardo Konell e orientado pela professora Fátima Peres Zago de Oliveira. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Práticas educativas em educação profissional e tecnológica", integrante do macroprojeto "Práticas educativas no currículo integrado" do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT.. É importante destacar que este produto foi desenvolvido a partir de entrevistas realizadas com docentes responsáveis por disciplinas curricularizadas, ou seja, são referência em atividades de pesquisa e extensão curricularizadas. Aborda a formação integral do estudante na perspectiva de Frigotto, contém um breve histórico da curricularização da pesquisa e extensão no âmbito do IFC, descreve concepção da pesquisa e extensão e proporciona a você reflexões sobre os 8 momentos para a construção compartilhada do conhecimento: planeamento didático pedagógico do corpo docente, demandas da sociedade, relevância e pertencimento, problematização e oportunidades, gestão dos conhecimentos, aplicação dos conhecimentos adquiridos, avaliação formativa do estudante e comunicação com a sociedade. Compreendemos os diversos desafios dos docentes na relação alunoeestudante, professor e desafios da sociedade, engajar alunoestudantes e criar relevância e pertencimento no propósito de construção do conhecimento por meio da interação dialógica é um desafio, que pode ser superado!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.053kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCurricularização da pesquisa e da extensãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocumento orientativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleCurricularização da pesquisa e da extensão em Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio: propostas de práticas curricularizadas para a formação integral do estudantept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons