Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Konell, André Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Fátima Peres Zago de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-01T21:52:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-01T21:52:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Curricularização da Pesquisa e Extensão em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio - propostas de práticas curricularizadas para a formação integral do estudante | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748699 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional organizado no formato de documento de estudo e orientação foi pensando para docentes que estão ingressando no corpo docente dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense, especialmente organizado de forma objetiva com o propósito de orientar você sobre as etapas necessárias para a realização de atividades de pesquisa e extensão envolvidas no processo de curricularização da pesquisa e extensão. Ele está vinculado à dissertação “Curricularização da pesquisa e extensão nos cursos técnicos de informática integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense nos campis Blumenau e Camboriú”, desenvolvida por mim, André Eduardo Konell e orientado pela professora Fátima Peres Zago de Oliveira. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Práticas educativas em educação profissional e tecnológica", integrante do macroprojeto "Práticas educativas no currículo integrado" do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT.. É importante destacar que este produto foi desenvolvido a partir de entrevistas realizadas com docentes responsáveis por disciplinas curricularizadas, ou seja, são referência em atividades de pesquisa e extensão curricularizadas. Aborda a formação integral do estudante na perspectiva de Frigotto, contém um breve histórico da curricularização da pesquisa e extensão no âmbito do IFC, descreve concepção da pesquisa e extensão e proporciona a você reflexões sobre os 8 momentos para a construção compartilhada do conhecimento: planeamento didático pedagógico do corpo docente, demandas da sociedade, relevância e pertencimento, problematização e oportunidades, gestão dos conhecimentos, aplicação dos conhecimentos adquiridos, avaliação formativa do estudante e comunicação com a sociedade. Compreendemos os diversos desafios dos docentes na relação alunoeestudante, professor e desafios da sociedade, engajar alunoestudantes e criar relevância e pertencimento no propósito de construção do conhecimento por meio da interação dialógica é um desafio, que pode ser superado! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.053kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Curricularização da pesquisa e da extensão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Documento orientativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | Curricularização da pesquisa e da extensão em Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio: propostas de práticas curricularizadas para a formação integral do estudante | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons