Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Lúcio Costa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-03T12:44:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-03T12:44:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Socio_libras_videoaula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748671 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A criação de materiais pedagógicos para estudantes Surdos é recente e ainda escasso. Associados então ao ensino de Sociologia no Ensino Médio, são praticamente inexistentes. Nessa direção, esta pesquisa objetiva auxiliar o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Sociologia para estudantes Surdos do ensino médio por meio de videoaulas bilíngues (Libras e português). Esses estudantes, oriundos da modalidade da educação especial que, atualmente na perspectiva inclusiva, encontram-se inseridos com os demais estudantes nas salas de aulas regulares. Esses estudantes têm necessidades educacionais específicas que precisam ser observadas e consideradas. A razão pela proposta deste estudo, portanto, é criar um material pedagógico inclusivo utilizando uma estratégia visual por meio de videoaulas que valorizem a cultura e as especificidades linguísticas desses estudantes. Buscando tornar mais acessível, conceitos e conteúdos da Sociologia, ensinados pelos professores em sala de aula, possibilitando assim uma aprendizagem significativa para esses discentes. Sendo assim, justifica-se o material que se propõe a ser um suporte pedagógico aos professores regentes, que geralmente não sabem Libras. Também como amparo linguístico para os intérpretes educacionais que enfrentam dificuldades em encontrar “sinais” específicos na LínguaBrasileira de Sinais(Libras), nessa área do conhecimento. Objetivando, principalmente, proporcionar um ensino de Sociologia de qualidade para esses discentes. Por fim, procurar estreitar a relação entre as Ciências Sociais e a educação inclusiva dos Surdos. A metodologia aplicada nesta investigação focou ser exploratória com abordagem qualitativa. Os campos de pesquisa foram em 2 (duas) escolas da rede estadual de Pernambuco, com ensino de Sociologia para esse público-alvo. Os participantes da pesquisa foram os professores, os intérpretes de Libras e os estudantes Surdos dessas unidades de ensino. Baseado nos resultados da pesquisa, foi elaborado um Produto Educacional em formato de videoaula bilíngue (Libras e português) para auxiliar no ensino e aprendizagem desses estudantes. Conforme as avaliações desse material pode se verificar sua eficácia e relevância para a problemática do tema. Espera-se que os resultados alcançados nesta pesquisa sirva de expansão lexical da Língua Brasileira de Sinais para todos os usuários Surdos que desejam se aprofundar na disciplina de Sociologia. Espera-se, da mesma forma, nesta investigação contribuir para a temática, assim como servir de estímulo para novas proposições de estudos e construção de outros materiais pedagógicos inclusivos, pois, é mister mais pesquisas a respeito de metodologias de ensino de Sociologia direcionado a esses estudantes Surdos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 94kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | mp4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante surdo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | videoaulas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material Pedagógico Inclusivo. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | A construção de videoaulas como material pedagógico para o ensino de sociologia aos estudantes surdos do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SOCIO LIBRAS VIDEOAULA 1 (1).mp4 | 94,26 MB | MP4 | /bitstream/capes/748671/2/SOCIO LIBRAS VIDEOAULA 1 (1).mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons