Formação docente no ensino de Sociologia na perspectiva da educação inclusiva: um estudo em uma escola de ensino médio da Rede Estadual de Pernambuco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFundação Joaquim Nabucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Adriana Cristina Farias de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-01T14:31:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-01T14:31:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-01-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Adriana_Cristina_Intervencao_pedagogicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748656-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, modalidade intervenção pedagógica, intitulado “Formação Docente no Ensino de Sociologia na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um estudo em uma escola de ensino médio da rede estadual de Pernambuco”, teve por objetivo realizar uma intervenção didático-pedagógica no formato de formação continuada em serviço para professores do ensino de sociologia, estando estes lotados em uma escola estadual do ensino médio localizada no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, do estado de Pernambuco. O trabalho visou implementar conteúdos voltados para a inclusão social da pessoa com deficiência no componente curricular de Sociologia, bem como apresentar estratégias e recursos didáticos como suporte pedagógico para os estudantes com deficiência. Para atingir o objetivo foi ministrado um curso de formação continuada para professores, seguida pela análise da viabilidade da formação continuada como caminho para sensibilização dos docentes quanto ao ensino da temática inclusão social no componente curricular de Sociologia. O projeto de intervenção fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Sociologia, da Educação Inclusiva e na metodologia da pesquisa-ação. Espera-se que o trabalho possa contribuir de alguma forma para o ensino de Sociologia e para a linha de pesquisa “práticas de ensino e conteúdos curriculares” do programa de mestrado supracitado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent697 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Título: dc.titleFormação docente no ensino de Sociologia na perspectiva da educação inclusiva: um estudo em uma escola de ensino médio da Rede Estadual de Pernambucopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFSOCIO


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons