Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Adriana Cristina Farias de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-01T14:31:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-01T14:31:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_Adriana_Cristina_Intervencao_pedagogica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748656 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, modalidade intervenção pedagógica, intitulado “Formação Docente no Ensino de Sociologia na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um estudo em uma escola de ensino médio da rede estadual de Pernambuco”, teve por objetivo realizar uma intervenção didático-pedagógica no formato de formação continuada em serviço para professores do ensino de sociologia, estando estes lotados em uma escola estadual do ensino médio localizada no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, do estado de Pernambuco. O trabalho visou implementar conteúdos voltados para a inclusão social da pessoa com deficiência no componente curricular de Sociologia, bem como apresentar estratégias e recursos didáticos como suporte pedagógico para os estudantes com deficiência. Para atingir o objetivo foi ministrado um curso de formação continuada para professores, seguida pela análise da viabilidade da formação continuada como caminho para sensibilização dos docentes quanto ao ensino da temática inclusão social no componente curricular de Sociologia. O projeto de intervenção fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Sociologia, da Educação Inclusiva e na metodologia da pesquisa-ação. Espera-se que o trabalho possa contribuir de alguma forma para o ensino de Sociologia e para a linha de pesquisa “práticas de ensino e conteúdos curriculares” do programa de mestrado supracitado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 697 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | Formação docente no ensino de Sociologia na perspectiva da educação inclusiva: um estudo em uma escola de ensino médio da Rede Estadual de Pernambuco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Sociologia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertação mestrado.pdf | 697,03 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748656/2/dissertação mestrado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons