Atividades do Pensamento Computacional no ensino de juros simples através da plataforma Thunkable

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundo-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Cleunice de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Juliano Tonezer da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-25T18:17:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-25T18:17:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-26-
identificador: dc.identifier.otherProdutoEducacional_Cleunice_jun24.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748497-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é parte integrante da Dissertação de Mestrado Intitulada “O Pensamento Computacional e a plataforma Thunkable no ensino de juros simples nos Anos Finais do Ensino Fundamental” sob orientação do professor Dr. Juliano Tonezer da Silva, e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. Pensado para servir como subsídio para professores que desejarem utilizar a proposta, sua ideação fundamentou-se na maneira como o Ensino da Matemática, em certas ocasiões é visto socialmente, uma vez que ocorrem falas remetendo-se a ideia de que o estudo da matemática é “para poucos” e que sua aplicabilidade estaria reduzida a ínfimas e não tão significativas cenas do cotidiano social. Quando, em contrapartida, percepções pessoais, resultantes das vivências cotidianas, trazem em seu bojo, memórias sobre o troco do mercadinho da rua de casa ou da cantina da escola, sobre como dividimos nosso tempo durante o dia entre tomar o café da manhã, o almoço, o jantar, sobre o controle de tempo para sair de casa para estudar ou trabalhar, qual a melhor opção de pagamento na aquisição de determinado produto, e outras, todas cenas que remetem a conceitos relacionados à matemática, mas que acabam passando despercebidos, dissociados do nosso cotidiano. Nas competências gerais da BNCC, em específico na de número cinco, evidencia-se que o pensamento computacional pode contribuir significativamente no desenvolvimento dos estudos voltados para a matemática na escola. Nesse sentido, este produto foi desenvolvido com a intencionalidade de contribuir com o processo de Ensino e Aprendizagem no desenvolvimento das habilidades referentes ao componente da matemática em especial juro simples vinculado a Matemática Financeira tendo como suporte o Pensamento Computacional. A investigação proposta tem como público-alvo, alunos do 8o Ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Esse material paradidático perpassa pela organização de um produto educacional composto por uma sequência de atividades relacionadas à Matemática Financeira e ao pensamento computacional tendo as tecnologias digitais como instrumento de aplicação que poderá ser utilizado pelos professores de acordo com seu interesse e realidade. O material de apoio destinado aos professores é constituído por textos introdutórios e uma sequência de atividades que podem ser desenvolvidas em 8 encontros de 2 a 3 horas de duração. Para o embasamento teórico da pesquisa pretendida em um primeiro momento apresentamos um breve referencial sobre matemática financeira, posteriormente discorremos sobre o Pensamento Computacional, em seguida as atenções se voltam para alguns apontamentos sobre Seymour Papert e sua teoria de aprendizagem Construcionista e, por fim, são feitas algumas inferências sobre a plataforma Thunkable que será utilizada como ferramenta suporte no desenvolvimento da proposta. A aplicação da proposta foi realizada em uma escola municipal de Soledade/RS, em uma turma de 8o Ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no período de outubro a dezembro de 2023. Inicialmente estavam previstos 11 encontros de 1 hora, no entanto, durante a aplicação os tempos foram sendo ajustados e a aplicação foi concluída com um total de 8 encontros intercalando 2 e 3 horas de duração. Os ajustes foram necessários para um melhor aproveitamento dos encontros. Esse material é de livre acesso e utilização e está disponível, além do Educapes, no portal do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo <http://www.upf.br/ppgecm>.-
Tamanho: dc.format.extent852 KiB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacional-
Palavras-chave: dc.subjectPlataforma Thunkable-
Palavras-chave: dc.subjectJuros Simples-
Palavras-chave: dc.subjectConstrucionismo-
Título: dc.titleAtividades do Pensamento Computacional no ensino de juros simples através da plataforma Thunkable-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons