Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Cleunice de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Juliano Tonezer da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-25T18:17:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-25T18:17:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacional_Cleunice_jun24.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748497 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é parte integrante da Dissertação de Mestrado Intitulada “O Pensamento Computacional e a plataforma Thunkable no ensino de juros simples nos Anos Finais do Ensino Fundamental” sob orientação do professor Dr. Juliano Tonezer da Silva, e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. Pensado para servir como subsídio para professores que desejarem utilizar a proposta, sua ideação fundamentou-se na maneira como o Ensino da Matemática, em certas ocasiões é visto socialmente, uma vez que ocorrem falas remetendo-se a ideia de que o estudo da matemática é “para poucos” e que sua aplicabilidade estaria reduzida a ínfimas e não tão significativas cenas do cotidiano social. Quando, em contrapartida, percepções pessoais, resultantes das vivências cotidianas, trazem em seu bojo, memórias sobre o troco do mercadinho da rua de casa ou da cantina da escola, sobre como dividimos nosso tempo durante o dia entre tomar o café da manhã, o almoço, o jantar, sobre o controle de tempo para sair de casa para estudar ou trabalhar, qual a melhor opção de pagamento na aquisição de determinado produto, e outras, todas cenas que remetem a conceitos relacionados à matemática, mas que acabam passando despercebidos, dissociados do nosso cotidiano. Nas competências gerais da BNCC, em específico na de número cinco, evidencia-se que o pensamento computacional pode contribuir significativamente no desenvolvimento dos estudos voltados para a matemática na escola. Nesse sentido, este produto foi desenvolvido com a intencionalidade de contribuir com o processo de Ensino e Aprendizagem no desenvolvimento das habilidades referentes ao componente da matemática em especial juro simples vinculado a Matemática Financeira tendo como suporte o Pensamento Computacional. A investigação proposta tem como público-alvo, alunos do 8o Ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Esse material paradidático perpassa pela organização de um produto educacional composto por uma sequência de atividades relacionadas à Matemática Financeira e ao pensamento computacional tendo as tecnologias digitais como instrumento de aplicação que poderá ser utilizado pelos professores de acordo com seu interesse e realidade. O material de apoio destinado aos professores é constituído por textos introdutórios e uma sequência de atividades que podem ser desenvolvidas em 8 encontros de 2 a 3 horas de duração. Para o embasamento teórico da pesquisa pretendida em um primeiro momento apresentamos um breve referencial sobre matemática financeira, posteriormente discorremos sobre o Pensamento Computacional, em seguida as atenções se voltam para alguns apontamentos sobre Seymour Papert e sua teoria de aprendizagem Construcionista e, por fim, são feitas algumas inferências sobre a plataforma Thunkable que será utilizada como ferramenta suporte no desenvolvimento da proposta. A aplicação da proposta foi realizada em uma escola municipal de Soledade/RS, em uma turma de 8o Ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no período de outubro a dezembro de 2023. Inicialmente estavam previstos 11 encontros de 1 hora, no entanto, durante a aplicação os tempos foram sendo ajustados e a aplicação foi concluída com um total de 8 encontros intercalando 2 e 3 horas de duração. Os ajustes foram necessários para um melhor aproveitamento dos encontros. Esse material é de livre acesso e utilização e está disponível, além do Educapes, no portal do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo <http://www.upf.br/ppgecm>. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 852 KiB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataforma Thunkable | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juros Simples | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construcionismo | - |
Título: dc.title | Atividades do Pensamento Computacional no ensino de juros simples através da plataforma Thunkable | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacional_Cleunice_jun24.pdf | 918,52 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748497/4/ProdutoEducacional_Cleunice_jun24.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons