TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA PARA A EPT - COMO ORGANIZAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARDOSO, VALDENIZE PEREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, ANA APARECIDA VIEIRA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-24T20:25:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-24T20:25:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-09-
identificador: dc.identifier.otherTERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA PARA A EPT - COMO ORGANIZARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748444-
Resumo: dc.description.abstractLer a palavra no sentido amplo de compreender seu sentido é uma exigência em nosso mundo letrado, ao mesmo tempo é uma atividade complexa que demanda que o leitor lance mão de vários recursos e estratégias a fim de realizá-la. Para favorecer a apropriação da leitura é preciso que no processo educativo seja oportunizada a socialização da leitura do mundo, que antecede a leitura da palavra (Freire). Essas leituras são fundamentais para a formação integral dos estudantes, e precisa ser priorizada na educação das classes desfavorecidas, prejudicada por uma histórica dualidade que lhe impôs uma educação apenas para a instrumentalização para o trabalho, mão de obra para produzir riqueza, em um sistema que o desumaniza. Para promover esse desenvolvimento integral faz-se necessário considerar os múltiplos traços que formam o ser humano, concebê-lo como ser de linguagem que se constrói a partir do seu trabalho, do que ensina e do que aprende, em suas inter relações. É preciso compreender que a leitura do mundo e da palavra se completam e que a relação dialógica é importante nesse processo. Foi essa a perspectiva que apresentamos, a Tertúlia Literária Dialógica para a apropriação da leitura de mundo por estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTertúlia Literáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Dialógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleTERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA PARA A EPT - COMO ORGANIZARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons