Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARDOSO, VALDENIZE PEREIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, ANA APARECIDA VIEIRA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-24T20:25:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-24T20:25:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA PARA A EPT - COMO ORGANIZAR | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748444 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ler a palavra no sentido amplo de compreender seu sentido é uma exigência em nosso mundo letrado, ao mesmo tempo é uma atividade complexa que demanda que o leitor lance mão de vários recursos e estratégias a fim de realizá-la. Para favorecer a apropriação da leitura é preciso que no processo educativo seja oportunizada a socialização da leitura do mundo, que antecede a leitura da palavra (Freire). Essas leituras são fundamentais para a formação integral dos estudantes, e precisa ser priorizada na educação das classes desfavorecidas, prejudicada por uma histórica dualidade que lhe impôs uma educação apenas para a instrumentalização para o trabalho, mão de obra para produzir riqueza, em um sistema que o desumaniza. Para promover esse desenvolvimento integral faz-se necessário considerar os múltiplos traços que formam o ser humano, concebê-lo como ser de linguagem que se constrói a partir do seu trabalho, do que ensina e do que aprende, em suas inter relações. É preciso compreender que a leitura do mundo e da palavra se completam e que a relação dialógica é importante nesse processo. Foi essa a perspectiva que apresentamos, a Tertúlia Literária Dialógica para a apropriação da leitura de mundo por estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tertúlia Literária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Dialógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA PARA A EPT - COMO ORGANIZAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA.pdf | Produto Educacional | 10,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748444/2/TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons