Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cora, Marcela Alvarenga Toniato | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Letícia Queiroz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-24T13:03:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-24T13:03:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Machado de Assis, vozes docentes e o grande tempo: propostas para a leitura literária na educação básica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748442 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nossa pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades – PPGEH, do Ifes Vitória, tem como objetivo uma investigação que se articula à formação de professores da área de Letras. Nosso objeto de estudo serão as narrativas docentes, que serão produzidas a partir de oficinas de leitura com os contos machadianos, com os Professores da Educação Básica Capixaba, Mestrandos do ProfLetras, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória. Nossa proposta é abordar, por meio de uma pesquisa de base qualitativa, a problemática encontrada em torno do ensino de literatura na Educação Básica. A narrativa da pesquisa em educação na perspectiva de Bakhtin (PRADO; SERÓDIO e ARRAIS, 2015; BAKHTIN, 2017) será o caminho para a nossa proposta interventiva, sustentada também por Cosson (2013), Compagnon (2012), Antunes (2015) e outros teóricos representativosda Educação Literária. Para completar o cotejamento dos textos trazemos à baila a fortuna crítica literária de Bakhtin (2017; 2018; 2022), no que tange às suas concepções teóricas acerca do grande tempo, dialogismo e responsividade. Desse modo, buscamos propor novos diálogos para o ensino de literatura sob tal ótica, a partir das experiências narradas pelos docentes em nossas oficinas formativas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 146.545 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Contos de Machado de Assis e ensino de literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | grande tempo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | narrativas docentes | pt_BR |
Título: dc.title | Machado de Assis, vozes docentes e o grande tempo: propostas para a leitura literária na educação básica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_Machado_de_Assis_Vozes_Docentes.pdf | 146,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748442/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_Machado_de_Assis_Vozes_Docentes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons