Machado de Assis, vozes docentes e o grande tempo: propostas para a leitura literária na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCora, Marcela Alvarenga Toniato-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Letícia Queiroz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-24T13:03:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-24T13:03:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
identificador: dc.identifier.otherMachado de Assis, vozes docentes e o grande tempo: propostas para a leitura literária na educação básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748442-
Resumo: dc.description.abstractNossa pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades – PPGEH, do Ifes Vitória, tem como objetivo uma investigação que se articula à formação de professores da área de Letras. Nosso objeto de estudo serão as narrativas docentes, que serão produzidas a partir de oficinas de leitura com os contos machadianos, com os Professores da Educação Básica Capixaba, Mestrandos do ProfLetras, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória. Nossa proposta é abordar, por meio de uma pesquisa de base qualitativa, a problemática encontrada em torno do ensino de literatura na Educação Básica. A narrativa da pesquisa em educação na perspectiva de Bakhtin (PRADO; SERÓDIO e ARRAIS, 2015; BAKHTIN, 2017) será o caminho para a nossa proposta interventiva, sustentada também por Cosson (2013), Compagnon (2012), Antunes (2015) e outros teóricos representativosda Educação Literária. Para completar o cotejamento dos textos trazemos à baila a fortuna crítica literária de Bakhtin (2017; 2018; 2022), no que tange às suas concepções teóricas acerca do grande tempo, dialogismo e responsividade. Desse modo, buscamos propor novos diálogos para o ensino de literatura sob tal ótica, a partir das experiências narradas pelos docentes em nossas oficinas formativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent146.545 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectContos de Machado de Assis e ensino de literaturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgrande tempopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectnarrativas docentespt_BR
Título: dc.titleMachado de Assis, vozes docentes e o grande tempo: propostas para a leitura literária na educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons