ESPIRITUALIDADE E SAÚDE DOS ESTUDANTES DE MEDICINA

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBORGES, HELOISA RIBEIRO-
Autor(es): dc.contributor.authorMARCHI, EVALDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-23T13:48:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-23T13:48:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485-
identificador: dc.identifier.otherESTUDANTES DE MEDICINA: ESPIRITUALIDADE E SAÚDEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748438-
Resumo: dc.description.abstractA espiritualidade está ligada à medicina desde a antiguidade, porém com o tempo as crenças quanto a espiritualidade foi substituída pelo cientificismo e tecnicismo. No campo da medicina esse impacto foi muito significativo, pois o ato de cuidar é essencial, e esse cuidado foi aos poucos se perdendo. Estudos recentes como o de ATARI et al., (2020) vem avaliando os efeitos da espiritualidade, prática religiosa ou adoção de práticas espiritualistas como a meditação mindfulness por estudantes universitários e observaram vários tipos de benefícios em relação à saúde mental e qualidade de vida como relaxamento corporal, qualidade de sono, autoconhecimento e bem-estar.Este trabalho objetivou analisar a possível a possível relação entre a prática espiritualista e a estabilidade emocional dos jovens e como a espiritualidade pode contribuir para o fortalecimento dos estudantes de medicina recém ingressados no curso e o desafio de se prepararem para os exames admissionais. Esta é sabidamente uma fase de muita pressão e angústia, dada a ampla concorrência e estresse dos candidatos, e a pesquisa visa sondar o quanto a prática de uma atividade espiritualista poderia ser útil ou favorecer o controle emocional e foco nos estudos.Foi realizado um estudo de cunho quantitativo-descritivo com 123 alunos ingressantes do curso de Medicina que frequentaram o 1º e 2º semestre dos anos de 2020 e 2021. Dados foram coletados através de questionário Google Forms, com perguntas de múltipla escolha e o termo de consentimento para coleta dos dados. Em seguida, os dados foram tabulados no Microsoft Excel para a estratificação das respostas e interpretação dos resultados.Dos estudantes que responderam que praticam alguma atividade espiritual ou meditação ligada à espiritualidade, houve uma discrepância: 23,39% deles conseguiram manter o foco nos estudos e administraram bem a pressão do vestibular contra 12,9% do grupo que não pratica nenhuma atividade espiritualista ou se declarou ateu.Outro paralelo é que no grupo não praticante , 34,68% deles relataram muita dificuldade sob a pressão dos exames vestibulares contra apenas 19,85% do grupo que tinha uma vida com atividade regular e ligação espiritualista.Os dados observados inferem que as mulheres estão mais envolvidas com práticas espiritualistas e ou religiosas, mas em função da amostragem reduzida dos homens, foi descartado qualquer conclusão em relação a gênero. Concluindo, podemos afirmar que os resultados obtidos no estudo sugerem ser possível ter na espiritualidade um recurso para auxiliar na gestão emocional e manter o foco nos estudos, uma vez que os dados permitem associar uma relação direta entre a prática da espiritualidade ou (da fé) e a maior capacidade de suportar pressões como os estudos para vestibulares.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent894 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEspiritualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMedicinapt_BR
Título: dc.titleESPIRITUALIDADE E SAÚDE DOS ESTUDANTES DE MEDICINApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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