Caderno de leitura literária: José J. Veiga na EJA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiás-
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, Raquel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-20T14:30:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-20T14:30:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-20-
identificador: dc.identifier.otherCaderno de leitura literária: José J. Veiga na EJA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748333-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, em forma de e-book, apresenta uma proposta de leitura literária de contos fantásticos do escritor José J. Veiga, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, que resultou na dissertação intitulada “Contos de José J. Veiga: entre o real e o insólito nas práticas de leitura literária na Educação de Jovens e Adultos”. Tendo como ponto de partida a experiência estética com os contos selecionados, esse produto objetiva contribuir como material didático de referência para professores que trabalham na rede pública de ensino, tanto na modalidade EJA quanto no ensino regular, visando à formação do leitor literário na educação básica. Este trabalho foi desenvolvido entre os anos de 2021 e 2024, dentro da linha de pesquisa Concepções teórico-metodológicas e práticas docentes e é fruto de uma pesquisa-ação, de caráter participante, realizada com dezenove alunos da EJA, na Escola Municipal Jaime Câmara, na cidade de Goiânia. A base teórica que fundamentou esse trabalho conta com estudiosos nas áreas de literatura e educação, a saber: Candido (2009, 2017), Zilberman (2009, 2012), Todorov (2007, 2009), Eco (2001), Andruetto (2017), Machado (2011), Petit (2009), Cosson (2021), Aguiar e Bordini (1988), Cortázar (2008), Gotlib (1990), Souza (1990), Freire (1987, 2020), Arroyo (2017), Libâneo e Silva (2020) e Saviani (2021), entre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários, da observação participante, das descrições e reflexões do diário de campo, das produções escritas dos alunos e dos áudios gravados durante as aulas no período de um mês. Para a intervenção pedagógica, elaborei uma sequência didática que contempla a leitura de quatro contos de Veiga, incluindo roda de conversa e produção de texto ao final de cada leitura: Tarde de sábado, manhã de domingo; A viagem de dez léguas; A usina atrás do morro e A máquina extraviada. Desse modo, o caderno de leituras nasce desta experiência com a sequência didática, que foi aplicada e vivenciada com os alunos da EJA.-
Tamanho: dc.format.extent3.202 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFormação do leitor literário.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos.-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura de contos-
Título: dc.titleCaderno de leitura literária: José J. Veiga na EJA.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons