
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | LOBOS, MARTA QUIROGA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FLORES, OSCAR VALENZUELA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-20T04:12:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-20T04:12:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748279 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | El año 2017 se promulga la ley que crea el sistema de Educación pública, traspasando las escuelas municipales a los Servicios Locales de Educación Pública (SLEP). Como señalan Ball y Maroy (2009), la implementación de políticas educativas implica tensiones entre los objetivos de la reforma y su traducción por los actores educativos. Asimismo, un rasgo característico de las escuelas rurales chilenas, entre otros, es su organización en Microcentros, es decir, agrupaciones de escuelas territorialmente cercanas que se reúnen mensualmente para compartir experiencias pedagógicas, con tal de mejorar su enseñanza. En tal contexto, esta ponencia busca analizar cómo las reuniones de microcentro entregan oportunidades de desarrollo profesional a los encargados de escuela rural (EER) durante la implementación de una reforma educativa que cambia su dependencia laboral. A partir de 31 entrevistas reflexivas, se concluye que las actuales reuniones de microcentro tienen un carácter fundamentalmente administrativo y se han reducido las instancias de intercambio de prácticas pedagógicas. Por lo anterior, los docentes consideran que ha disminuido su autonomía, oportunidades de aprendizaje entre pares y desarrollo profesional. Aquellos resultados tienden confirmar la observación de Ball y Maroy (2009) y ejemplificar empíricamente tales tensiones. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Professional | pt_BR |
| Título: dc.title | Professional Development of Rural Teachers in contexts of Educational Reforms (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: