
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | FILHO, PEDRO LUIZ DOS SANTOS DOS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ALDIJANE JALES CARNEIRO E | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, TUIZA CRISTINA AVELINO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-20T03:22:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-20T03:22:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748262 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This work addresses an educational practice with reference to the Universal Learning Design (DUA) – Mendes and Zerbato (2018) – on the inclusion of a deaf child in a common classroom, as well as didactic-pedagogical possibilities of teaching written Portuguese, as a second language for deaf students, since we realize how challenging inclusion still is, as the deaf student is inserted in an inclusive education that does not use Libras as the language of instruction, since teaching is focused on oral auditory language, where there is a need to use teaching strategies that make it possible to minimize losses in the schooling of these subjects. In addition to a bibliographical review on school inclusion of deaf people (Lodi and Lacerda, 2010), the research is configured as an experience report (Mussi, 2021) that took place in a school in the city of Natal, bringing here small excerpts from an activity, which found the achievement and effect that this method had during the process of including Libras for deaf and hearing students, and the initiation of the process of learning written Portuguese for both hearing students and the deaf student. Thus, we reflect on what is valid to consider in the teaching of deaf people within the inclusive education proposal and what are the losses of this student in terms of their effective schooling. In view of the above, we believe that we could move forward with regard to bilingual classes and schools (Brasil, 2005; 2021) to be able to determine whether these difficulties remain in this Education model. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | INCLUSIVE | pt_BR |
| Título: dc.title | INCLUSIVE PRACTICES, THROUGH THE UNIVERSAL LEARNING DESIGN, IN SCHOOLING FOR DEAF PEOPLE: THE DATA AND THE EFFECT (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: