
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | NOVA, MARY LUIZA SILVA CARVALHO VILA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-20T03:10:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-20T03:10:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748253 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This article is about the importance of the School Manager's work for the quality of educational processes in Early Childhood Education. To this end, it briefly addresses the evolution of conceptions of childhood in Western society, as well as the evolution of formal education for young children, explaining the social, political and economic context of society at each time and the way in which this context influenced the emergence of the first educational institutions. Next, it highlights the legal frameworks that regulate Early Childhood Education in the Brazilian context and the need to legitimize these regulations in each daycare center and preschool with a view to guaranteeing the quality of formal education for children between zero and 5 (five) years of age. In this sense, it discusses the need for the school manager to develop his duties in order to assist children in their specificities, which requires differentiated work at this stage of Basic Education. This qualitative study is anchored in a literature review on Childhood, Early Childhood Education and School Management and, also, in a documentary analysis of the legal and historical frameworks of Early Childhood Education. The interest in researching this topic emerged after a master's degree research developed in 2016 that covered 12 public schools in São Luís, Maranhão, and highlighted the existence of a gap between advances in legislation for Early Childhood Education and its implementation in the institutions researched. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | MANAGEMENT | pt_BR |
| Título: dc.title | SCHOOL MANAGEMENT IN EARLY EDUCATION: KNOWLEDGE AND DOES NECESSARY TO GUARANTEE THE QUALITY OF EDUCATIONAL PROCESSES (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: