Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | NUÑEZ, FELIPE IGNACIO BRIONES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VALLEJO, JORGE MACHADO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SUÁREZ, JOSÉ GABRIEL ZAPATA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSERO, MARCELO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-19T16:29:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-19T16:29:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748212 | - |
Resumo: dc.description.abstract | El artículo tiene como objetivo que un estudiante, al enfrentarse a un problema matemático relacionado con el diseño, construcción y pintura de un mosaico de arte abstracto, pueda comprender la problemática planteada. Bajo un enfoque constructivista, el estudiante debe entender el procedimiento a seguir y las herramientas disponibles para resolverlo. En este proceso, se amplía su comprensión en el ámbito algebraico al aplicar conocimientos de geometría euclidiana y cálculo diferencial e integral. Las definiciones geométricas, como puntos, segmentos de recta, contornos, longitud de arcos y áreas, son esenciales. Además, se exploran conceptos del cálculo, como funciones, puntos críticos, mínimos y máximos locales, optimización y métodos numéricos para encontrar raíces de ecuaciones y áreas entre funciones. De manera complementaria, el uso de software científico como GeoGebra permite al estudiante expandir su capacidad gráfica en el diseño y construcción integral de una obra. En cuanto a la valoración económica de una obra de arte abstracto, el artículo también aborda cómo evaluar un mosaico y aplicar conceptos matemáticos relacionados con el costeo y la tarifación. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mosaico | pt_BR |
Título: dc.title | Design, Construction, Painting, and Pricing of a Quadrangular Mosaic with Application of Differential and Integral Calculus Using GeoGebra and Matlab (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
diseno-construccion-pintado-y-tarifacio2.pdf | 5,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748212/1/diseno-construccion-pintado-y-tarifacio2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: