Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Levanildo Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cotonhoto, Larissy Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-19T12:55:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-19T12:55:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mundo índigo e azul do TEA: Vivências com o planejamento pedagógico colaborativo para inclusão | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748205 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo está inserido nas linhas de pesquisa Práticas Educativas e Formação de professores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória. O objetivo primário foi investigar e propor práticas pedagógicas com vistas à inclusão de estudantes com TEA no Ensino Fundamental I. Metodologicamente, o estudo definiu-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória com estudo de caso. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: o estudante com diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista (TEA), a professora regente, a professora de Atendimento Especializado e a Orientadora Pedagógica. Para o desenvolvimento do estudo, utilizamos como instrumentos de investigação roteiros de observações para as aulas da referida turma, bem como entrevistas com as professoras. As mesmas foram realizadas in loco, a partir do roteiro com perguntas definidas pelo pesquisador. A partir dos dados coletados e analisados, elaboramos propostas de práticas pedagógicas com perspectiva inclusiva em conjunto com as professoras e Orientadora Pedagógica participantes. Para a compreensão do tema, realizamos diálogos sobre inclusão escolar, Transtorno do Espectro Autista e práticas pedagógicas, tendo como principal referência os estudos de Vygotsky, a partir da Psicologia Histórico-cultural. Identificamos que as propostas de práticas docentes inclusivas para a aprendizagem do estudante com Transtorno do Espectro Autista, em diferentes contextos educativos, tem como referência um planejamento pedagógico acessível e inclusivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.524 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ; Ensino Fundamental I | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | Mundo índigo e azul do TEA: Vivências com o planejamento pedagógico colaborativo para inclusão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_Mundo_Índigo_Azul_TEA.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748205/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_Mundo_Índigo_Azul_TEA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons