Mundo índigo e azul do TEA: Vivências com o planejamento pedagógico colaborativo para inclusão

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Levanildo Silva de-
Autor(es): dc.contributor.authorCotonhoto, Larissy Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-19T12:55:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-19T12:55:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-20-
identificador: dc.identifier.otherMundo índigo e azul do TEA: Vivências com o planejamento pedagógico colaborativo para inclusãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748205-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo está inserido nas linhas de pesquisa Práticas Educativas e Formação de professores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória. O objetivo primário foi investigar e propor práticas pedagógicas com vistas à inclusão de estudantes com TEA no Ensino Fundamental I. Metodologicamente, o estudo definiu-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória com estudo de caso. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: o estudante com diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista (TEA), a professora regente, a professora de Atendimento Especializado e a Orientadora Pedagógica. Para o desenvolvimento do estudo, utilizamos como instrumentos de investigação roteiros de observações para as aulas da referida turma, bem como entrevistas com as professoras. As mesmas foram realizadas in loco, a partir do roteiro com perguntas definidas pelo pesquisador. A partir dos dados coletados e analisados, elaboramos propostas de práticas pedagógicas com perspectiva inclusiva em conjunto com as professoras e Orientadora Pedagógica participantes. Para a compreensão do tema, realizamos diálogos sobre inclusão escolar, Transtorno do Espectro Autista e práticas pedagógicas, tendo como principal referência os estudos de Vygotsky, a partir da Psicologia Histórico-cultural. Identificamos que as propostas de práticas docentes inclusivas para a aprendizagem do estudante com Transtorno do Espectro Autista, em diferentes contextos educativos, tem como referência um planejamento pedagógico acessível e inclusivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.524 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAutismopt_BR
Palavras-chave: dc.subject; Ensino Fundamental Ipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Título: dc.titleMundo índigo e azul do TEA: Vivências com o planejamento pedagógico colaborativo para inclusãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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