É hora de escolher o livro de história: Compartilhando o pensamento decolonial com docentes

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Janneyde Pascoal da-
Autor(es): dc.contributor.authorCaprini, Aldieris Braz Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-19T12:21:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-19T12:21:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-05-
identificador: dc.identifier.otherÉ hora de escolher o livro de história: Compartilhando o pensamento decolonial com docentespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748204-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo apresenta a pesquisa vinculada à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tendo como problemática o seguinte questionamento: os momentos de formação com educadores, com base na perspectiva decolonial, pode contribuir para a construção de um guia com categorias de análise do livro didático de História comprometido com a descolonização das educação das relações étnico-raciais? Desta forma, elencamos como objetivo principal a organização de uma proposta de formação continuada na perspectiva decolonial para subsidiar epistemologicamente professores na análise de livros didáticos comprometidos com a educação para as relações étnico-raciais. O processo da pesquisa e da elaboração do produto educacional têm como eixo epistemológico as proposições decoloniais desenvolvidas por meio de formação de professores e da análise documental do livro. Para tal, realizaram-se encontros formativos, apresentando a perspectiva decolonial aos professores, a análise dos livros didáticos e, de forma colaborativa, tópicos de conteúdos e atividades que estavam em concordância com esta perspectiva. Trabalhamos com os conceitos de decolonialidade de Santos (2007), Quijano (2005) e Maldonado-Torres (2007) em diálogo com os pressupostos defendidos por Gomes (2012), Silva (2011) e Munanga (2005), no tocante aos estudos das relações étnico-raciais. Em relação à formação de professores, com Imbernón (2010) e Nóvoa (1995). Rüsen (2010) e Bittencourt (2012), Silva (2005) e Oliveira (2017) como referenciais para análise do livro didático. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa em diálogo com alguns pressupostos da pesquisa colaborativa, que serão subsidiados pelas proposições de Ibiapina (2008), as quais contribuirão com a formação de professores. Também fizemos o uso do método da análise de conteúdo de Bardin (2011), correlacionado com a pesquisa documental de Gil (2002), para nortear a análise dos livros didáticos. Aliamos a esse processo a elaboração de um guia como nosso produto educacional, a fim de sistematizar as reflexões teóricas sobre o decolonialismo, a elaboração de categorias, que auxiliem os educadores na análise de livros, no momento da escolha do livro didático, bem como as propostas de conteúdo e atividades. Esperamos, com tal diálogo, contribuir para que cada vez mais tenhamos espaços para pensarmos as relações étnico-raciais nas unidades escolares, e desta forma estejamos contribuindo para o cumprimento das Leis n.º 10369/2003 e n.º 11648/2008, de modo a oportunizar momentos de reflexões, que possam contribuir para o pleno desenvolvimento da democracia e do combate às práticas racistas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.151 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Título: dc.titleÉ hora de escolher o livro de história: Compartilhando o pensamento decolonial com docentespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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