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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Janneyde Pascoal da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caprini, Aldieris Braz Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-19T12:21:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-19T12:21:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | É hora de escolher o livro de história: Compartilhando o pensamento decolonial com docentes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748204 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo apresenta a pesquisa vinculada à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tendo como problemática o seguinte questionamento: os momentos de formação com educadores, com base na perspectiva decolonial, pode contribuir para a construção de um guia com categorias de análise do livro didático de História comprometido com a descolonização das educação das relações étnico-raciais? Desta forma, elencamos como objetivo principal a organização de uma proposta de formação continuada na perspectiva decolonial para subsidiar epistemologicamente professores na análise de livros didáticos comprometidos com a educação para as relações étnico-raciais. O processo da pesquisa e da elaboração do produto educacional têm como eixo epistemológico as proposições decoloniais desenvolvidas por meio de formação de professores e da análise documental do livro. Para tal, realizaram-se encontros formativos, apresentando a perspectiva decolonial aos professores, a análise dos livros didáticos e, de forma colaborativa, tópicos de conteúdos e atividades que estavam em concordância com esta perspectiva. Trabalhamos com os conceitos de decolonialidade de Santos (2007), Quijano (2005) e Maldonado-Torres (2007) em diálogo com os pressupostos defendidos por Gomes (2012), Silva (2011) e Munanga (2005), no tocante aos estudos das relações étnico-raciais. Em relação à formação de professores, com Imbernón (2010) e Nóvoa (1995). Rüsen (2010) e Bittencourt (2012), Silva (2005) e Oliveira (2017) como referenciais para análise do livro didático. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa em diálogo com alguns pressupostos da pesquisa colaborativa, que serão subsidiados pelas proposições de Ibiapina (2008), as quais contribuirão com a formação de professores. Também fizemos o uso do método da análise de conteúdo de Bardin (2011), correlacionado com a pesquisa documental de Gil (2002), para nortear a análise dos livros didáticos. Aliamos a esse processo a elaboração de um guia como nosso produto educacional, a fim de sistematizar as reflexões teóricas sobre o decolonialismo, a elaboração de categorias, que auxiliem os educadores na análise de livros, no momento da escolha do livro didático, bem como as propostas de conteúdo e atividades. Esperamos, com tal diálogo, contribuir para que cada vez mais tenhamos espaços para pensarmos as relações étnico-raciais nas unidades escolares, e desta forma estejamos contribuindo para o cumprimento das Leis n.º 10369/2003 e n.º 11648/2008, de modo a oportunizar momentos de reflexões, que possam contribuir para o pleno desenvolvimento da democracia e do combate às práticas racistas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.151 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Título: dc.title | É hora de escolher o livro de história: Compartilhando o pensamento decolonial com docentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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