Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sodré, Kelly Cristina Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-19T01:36:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-19T01:36:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | O fazer história, em tempos de pandemia, nas turmas de aceleração do município de Teresópolis | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748198 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é fruto das minhas inquietações enquanto professora de História das turmas de aceleração do município de Teresópolis (RJ). A presente pesquisa busca repensar o currículo de História a partir de uma perspectiva decolonial, levando em consideração as subjetividades e potencialidades dos alunos. Entende-se que são eles quem devem assumir um papel de protagonismo no fazer histórico escolar, percebendo-se como sujeitos históricos e sujeitos de suas trajetórias. Para isso, os estudantes da turma de aceleração, a partir da concepção de escrevivência de Conceição Evaristo, produziram um ebook com relatos acerca de suas vivências durante a pandemia, sendo este muito mais do que o produto final desta dissertação. Considero esse trabalho conjunto uma ferramenta de emancipação dos estudantes da turma de aceleração, por meio do qual os alunos puderam trazer suas histórias (de escopo coletivo e não somente individual). Como resultado, a representação deste grupo perante a si e perante a toda a comunidade escolar em que estão envolvidos pôde ser reconstruída para além dos moldes tradicionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.610 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo e ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escrevivência | pt_BR |
Título: dc.title | O fazer história, em tempos de pandemia, nas turmas de aceleração do município de Teresópolis | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
KELLY CRISTINA GOMES SODRÉ_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 5.61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748198/2/KELLY CRISTINA GOMES SODRÉ_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons