O fazer história, em tempos de pandemia, nas turmas de aceleração do município de Teresópolis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSodré, Kelly Cristina Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-19T01:36:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-19T01:36:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherO fazer história, em tempos de pandemia, nas turmas de aceleração do município de Teresópolispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748198-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é fruto das minhas inquietações enquanto professora de História das turmas de aceleração do município de Teresópolis (RJ). A presente pesquisa busca repensar o currículo de História a partir de uma perspectiva decolonial, levando em consideração as subjetividades e potencialidades dos alunos. Entende-se que são eles quem devem assumir um papel de protagonismo no fazer histórico escolar, percebendo-se como sujeitos históricos e sujeitos de suas trajetórias. Para isso, os estudantes da turma de aceleração, a partir da concepção de escrevivência de Conceição Evaristo, produziram um ebook com relatos acerca de suas vivências durante a pandemia, sendo este muito mais do que o produto final desta dissertação. Considero esse trabalho conjunto uma ferramenta de emancipação dos estudantes da turma de aceleração, por meio do qual os alunos puderam trazer suas histórias (de escopo coletivo e não somente individual). Como resultado, a representação deste grupo perante a si e perante a toda a comunidade escolar em que estão envolvidos pôde ser reconstruída para além dos moldes tradicionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.610 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo e ensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscrevivênciapt_BR
Título: dc.titleO fazer história, em tempos de pandemia, nas turmas de aceleração do município de Teresópolispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons