Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JUNIOR, DAMIR WAGNER LOURET | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-17T14:53:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-17T14:53:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748161 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho delineia os contornos de uma pesquisa desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Ensino de História, ProfHistória, oferecido pela UEMS, Unidade de Campo Grande. O título da dissertação, Corpos vi(r)ados no ensino de História, expressa a abordagem que se pretende, ligada ao ensino de História e às relações dissidentes de sexualidade, aludindo à constituição histórica da normatividade heterossexual e sua validação no espaço escolar. O objetivo geral consiste em pesquisar, analisar e descrever o contorno do movimento LGBTI+, em suas diversas fases, a partir de sua organização e resistência no período da ditadura civilmilitar, posteriormente sua agência na assembleia constituinte (1987/1988), como a expressão desse movimento se traduz na Constituição brasileira de 1988 e em conquistas no plano de direitos, se expressando em componente de disputa curricular, especialmente no ensino de História, no momento histórico compreendido entre a promulgação da Constituição de 1988 e a homologação da Base Nacional Comum Curricular (2016). Uma abordagem metodológica qualitativa foi utilizada para realizar essas investigações. O estudo proposto foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental. O produto final se trata de um ambiente virtual. Este espaço virtual foi organizado de maneira que possa ser utilizado como uma fonte de materiais, de dados, textos, documentos, etc, que amparem as discussões sobre sexualidade dissidentes na escola pelos educadores. Este trabalho contribui para ampliar o debate sobre as questões de gênero e sexualidade no ensino de História, destacando a importância de uma educação inclusiva e respeitosa com a diversidade. É fundamental que educadores estejam preparados para abordar essas temáticas de forma sensível e consciente, promovendo a transformação social e o respeito aos direitos humanos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | CORPOS VI(R)ADOS NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO DAMIR.pdf | 5.36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748161/2/DISSERTAÇÃO DAMIR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons