CORPOS VI(R)ADOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJUNIOR, DAMIR WAGNER LOURET-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-17T14:53:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-17T14:53:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748161-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho delineia os contornos de uma pesquisa desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Ensino de História, ProfHistória, oferecido pela UEMS, Unidade de Campo Grande. O título da dissertação, Corpos vi(r)ados no ensino de História, expressa a abordagem que se pretende, ligada ao ensino de História e às relações dissidentes de sexualidade, aludindo à constituição histórica da normatividade heterossexual e sua validação no espaço escolar. O objetivo geral consiste em pesquisar, analisar e descrever o contorno do movimento LGBTI+, em suas diversas fases, a partir de sua organização e resistência no período da ditadura civilmilitar, posteriormente sua agência na assembleia constituinte (1987/1988), como a expressão desse movimento se traduz na Constituição brasileira de 1988 e em conquistas no plano de direitos, se expressando em componente de disputa curricular, especialmente no ensino de História, no momento histórico compreendido entre a promulgação da Constituição de 1988 e a homologação da Base Nacional Comum Curricular (2016). Uma abordagem metodológica qualitativa foi utilizada para realizar essas investigações. O estudo proposto foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental. O produto final se trata de um ambiente virtual. Este espaço virtual foi organizado de maneira que possa ser utilizado como uma fonte de materiais, de dados, textos, documentos, etc, que amparem as discussões sobre sexualidade dissidentes na escola pelos educadores. Este trabalho contribui para ampliar o debate sobre as questões de gênero e sexualidade no ensino de História, destacando a importância de uma educação inclusiva e respeitosa com a diversidade. É fundamental que educadores estejam preparados para abordar essas temáticas de forma sensível e consciente, promovendo a transformação social e o respeito aos direitos humanos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleCORPOS VI(R)ADOS NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons