Transgeneridade: cartilha para uma reflexão crítica e inclusiva

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / PROFSOCIO)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Vanessa de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-17T13:23:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-17T13:23:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-17-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Vanessa_de _Souza_Silva_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748160-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo construir um material pedagógico, no formato de cartilha, para os professores da Rede de Ensino do Estado de São Paulo da Diretoria de Ensino Sul 3 com o objetivo de contribuir para que os (as) docentes desta Diretoria sejam introduzidos (as) ao conceito de transgeneridade e possam aprofundar seus conhecimentos em relação ao tema. A partir de uma análise das legislações vigentes que tratam dos direitos dos/as estudantes transexuais, travestis e transgênero, da fragilidade da temática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos materiais didáticos da área de Ciências Humanas e uma escuta com os (as) educadores (as) de unidades escolares com o maior número de estudantes identificados (as) como trans demonstraremos a importância e a necessidade de se construir um conjunto de conhecimentos sobre um público que está presente nas escolas estaduais e representam, muitas vezes, um desafio para a equipe gestora, agentes escolares e, sobretudo, para a equipe docente e que se constitui como um grupo socialmente vulnerável. A metodologia utilizada consiste na coleta de dados a partir da observação direta extensiva, utilizando a aplicação de um questionário com um grupo de professores (as) que atuam em uma escola com forte presença de estudantes trans. Além disso, construiremos a cartilha coletivamente contando com a participação de um grupo focal composto por professores (as) de uma segunda unidade escolar com um expressivo número de estudantes transgênero.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.151KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTransgeneridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartilhapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial pedagógicopt_BR
Título: dc.titleTransgeneridade: cartilha para uma reflexão crítica e inclusivapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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