BURNOUT SYNDROME IN MEDICAL STUDENTS: AN INTEGRATIVE REVIEW (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorZUMBA, JANICE GOMES-
Autor(es): dc.contributor.authorZUMBA, HENRIQUE GOMES MARCELLA MARIA OLIVEIRA GUIMARÃES DA SILVEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVEIRA, MARCELLA MARIA OLIVEIRA GUIMARÃES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-19T06:15:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-19T06:15:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-29-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748152-
Resumo: dc.description.abstractA Síndrome de Burnout é caracterizada por um estado emocional, mental e físico de exaustão severa, geralmente oriundo de uma situação geradora de um estresse contínuo. O objetivo do estudo foi compreender o impacto da Síndrome de Burnout na formação acadêmica dos estudantes de medicina. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com buscas de dados nas bases: Scielo, UpToDate e Lilacs. Foram selecionadas publicações, tendo como período de referência os últimos 5 anos; dentre eles, 10 acervos científicos foram utilizados. O curso de medicina é dispendioso, difícil e envolve diversas etapas: preparação para o vestibular, ingresso na faculdade e posterior graduação. Os acadêmicos tendem a desenvolver tal síndrome mais facilmente, devido à grande carga horária dedicada aos estudos, a escassez de momentos de lazer, aliado a cobrança imposta pelos professores, familiares e pelos próprios estudantes. Além disso, os sintomas podem afetar a qualidade dos estudos, ocasionando mal desempenho acadêmico e consequentemente aumentar os níveis de ansiedade e estresse, fatores deliberativos para surgimento da patologia. Ademais, a sobrecarga de informações junto à tensão sofrida, podem gerar ansiedade, depressão, déficit de atenção e até ideação suicida. Conclusão: É indispensável que as universidades, familiares e os próprios acadêmicos reconheçam o risco e se comprometam a desenvolver atividades que fomentem a saúde mental, prevenindo, identificando e removendo possíveis estressores, reduzindo assim, a incidência da Síndrome de Burnout. Podem também ser criados grupos de assistência psicopedagógica e psicológica, com o intuito de identificar precocemente a síndrome e as demais patologias psíquicas.pt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSYNDROMEpt_BR
Título: dc.titleBURNOUT SYNDROME IN MEDICAL STUDENTS: AN INTEGRATIVE REVIEW (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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