Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | ZUMBA, JANICE GOMES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ZUMBA, HENRIQUE GOMES MARCELLA MARIA OLIVEIRA GUIMARÃES DA SILVEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVEIRA, MARCELLA MARIA OLIVEIRA GUIMARÃES DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-19T06:15:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-19T06:15:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748152 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Síndrome de Burnout é caracterizada por um estado emocional, mental e físico de exaustão severa, geralmente oriundo de uma situação geradora de um estresse contínuo. O objetivo do estudo foi compreender o impacto da Síndrome de Burnout na formação acadêmica dos estudantes de medicina. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com buscas de dados nas bases: Scielo, UpToDate e Lilacs. Foram selecionadas publicações, tendo como período de referência os últimos 5 anos; dentre eles, 10 acervos científicos foram utilizados. O curso de medicina é dispendioso, difícil e envolve diversas etapas: preparação para o vestibular, ingresso na faculdade e posterior graduação. Os acadêmicos tendem a desenvolver tal síndrome mais facilmente, devido à grande carga horária dedicada aos estudos, a escassez de momentos de lazer, aliado a cobrança imposta pelos professores, familiares e pelos próprios estudantes. Além disso, os sintomas podem afetar a qualidade dos estudos, ocasionando mal desempenho acadêmico e consequentemente aumentar os níveis de ansiedade e estresse, fatores deliberativos para surgimento da patologia. Ademais, a sobrecarga de informações junto à tensão sofrida, podem gerar ansiedade, depressão, déficit de atenção e até ideação suicida. Conclusão: É indispensável que as universidades, familiares e os próprios acadêmicos reconheçam o risco e se comprometam a desenvolver atividades que fomentem a saúde mental, prevenindo, identificando e removendo possíveis estressores, reduzindo assim, a incidência da Síndrome de Burnout. Podem também ser criados grupos de assistência psicopedagógica e psicológica, com o intuito de identificar precocemente a síndrome e as demais patologias psíquicas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SYNDROME | pt_BR |
Título: dc.title | BURNOUT SYNDROME IN MEDICAL STUDENTS: AN INTEGRATIVE REVIEW (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
burnout-syndrome-in-medical-students-an-integrative-review.pdf | 72,95 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748152/1/burnout-syndrome-in-medical-students-an-integrative-review.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: