Formação continuada regionalizada: potencialidades e possibilidades dialógicas, colaborativas e crítico-reflexivas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFontan, Clarisse Oliveira da Rocha-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-17T12:51:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-17T12:51:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-08-
identificador: dc.identifier.otherFormação continuada regionalizada: potencialidades e possibilidades dialógicas, colaborativas e crítico-reflexivaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748138-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo integra o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na linha de pesquisa “Formação de Professores em Ensino de Humanidades”, consolidando-se a partir da linha temática “Políticas, práticas de gestão e docência na educação básica pública”. É fruto das diferentes vivências e olhares no e do magistério público. Temos como questão central: qual o papel da política pública de formação continuada de professores, em contexto regionalizado, sob uma perspectiva crítico-reflexiva, dialógica e colaborativa? Apresenta como objetivo geral compreender, sob a perspectiva da sociologia compreensiva weberiana, a política de formação continuada regionalizada sob um viés crítico-reflexivo, dialógico e colaborativo, no sistema de ensino público municipal de Vitória, considerando a defesa do direito à educação e o diálogo como norteadores de uma gestão democrática. Como objetivos específicos, pretende analisar a política de formação continuada de professores no sistema público de ensino de Vitória; identificar as potencialidades e fragilidades da política de formação continuada de caráter crítico-reflexivo, dialógico e colaborativo em contexto regionalizado; implementar uma ação formativa continuada regionalizada, com profissionais da educação básica, que oportunize processos sob pressupostos teóricos crítico-reflexivos, colaborativos e dialógicos. A pesquisa qualitativa, de campo e exploratória constitui-se em uma análise compreensiva a partir da sociologia weberiana (Weber, 2012, 2016), tendo como fontes documentos diversos, reportagens e notícias, bem como legislações e normativas de âmbito nacional e municipal, além da formação voltada a profissionais da educação, no sentido de compreender e interpretar sentidos e racionalidades na implementação da política de formação continuada de professores regionalizada ancorados em uma perspectiva colaborativa (Ibiapina, 2008) de análise, planejamento, aplicação e sessão reflexiva de uma ação formativa que se implementa em cinco fases. Este estudo, como lócus da pesquisa, opta por desenvolver uma formação continuada regionalizada voltada aos profissionais de educação dos Centros Municipais de Educação Infantil da Região da Grande São Pedro, no município de Vitória/ES. A análise dos resultados, na perspectiva de compreender a política pública de formação continuada regionalizada de professores, sustenta-se, teoricamente, em autores que favoreceram a compreensão dos conceitos de professor crítico-reflexivo (Schön, 2000; Pimenta, 2000a, 2000b; Contreras, 1994, 2002; Alarcão, 1996, 2002; Tardif, 2005, 2014; Zeichner, 2008), a formação colaborativa (Ibiapina, 2008; Nóvoa, 1995, 2013; Abramowicz, 2003, 2007), dialógica (Freire, 2002, 2005) e em contexto regionalizado (Santos, 1998; Santos e Silveira, 2000; Silva, 2003; Moreira e Candau, 2006) como principais aportes teóricos. Identifica-se, no percurso desse estudo, uma incipiência de pesquisas sob essa perspectiva epistemológica e metodológica, tendo como cerne a relevância de uma formação continuada regionalizada como política pública que atenda às necessidades específicas de uma região e identifica que potencialidades, bem como fragilidades e dilemas de um percurso formativo que se estabelece sob um viés crítico-reflexivo, dialógico, colaborativo em vista de consolidar mais qualidade e garantia ao direito educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent32.991 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectformação continuada de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectregionalizadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcríticoreflexivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcolaborativapt_BR
Título: dc.titleFormação continuada regionalizada: potencialidades e possibilidades dialógicas, colaborativas e crítico-reflexivaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons