Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fontan, Clarisse Oliveira da Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-17T12:51:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-17T12:51:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formação continuada regionalizada: potencialidades e possibilidades dialógicas, colaborativas e crítico-reflexivas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748138 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo integra o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na linha de pesquisa “Formação de Professores em Ensino de Humanidades”, consolidando-se a partir da linha temática “Políticas, práticas de gestão e docência na educação básica pública”. É fruto das diferentes vivências e olhares no e do magistério público. Temos como questão central: qual o papel da política pública de formação continuada de professores, em contexto regionalizado, sob uma perspectiva crítico-reflexiva, dialógica e colaborativa? Apresenta como objetivo geral compreender, sob a perspectiva da sociologia compreensiva weberiana, a política de formação continuada regionalizada sob um viés crítico-reflexivo, dialógico e colaborativo, no sistema de ensino público municipal de Vitória, considerando a defesa do direito à educação e o diálogo como norteadores de uma gestão democrática. Como objetivos específicos, pretende analisar a política de formação continuada de professores no sistema público de ensino de Vitória; identificar as potencialidades e fragilidades da política de formação continuada de caráter crítico-reflexivo, dialógico e colaborativo em contexto regionalizado; implementar uma ação formativa continuada regionalizada, com profissionais da educação básica, que oportunize processos sob pressupostos teóricos crítico-reflexivos, colaborativos e dialógicos. A pesquisa qualitativa, de campo e exploratória constitui-se em uma análise compreensiva a partir da sociologia weberiana (Weber, 2012, 2016), tendo como fontes documentos diversos, reportagens e notícias, bem como legislações e normativas de âmbito nacional e municipal, além da formação voltada a profissionais da educação, no sentido de compreender e interpretar sentidos e racionalidades na implementação da política de formação continuada de professores regionalizada ancorados em uma perspectiva colaborativa (Ibiapina, 2008) de análise, planejamento, aplicação e sessão reflexiva de uma ação formativa que se implementa em cinco fases. Este estudo, como lócus da pesquisa, opta por desenvolver uma formação continuada regionalizada voltada aos profissionais de educação dos Centros Municipais de Educação Infantil da Região da Grande São Pedro, no município de Vitória/ES. A análise dos resultados, na perspectiva de compreender a política pública de formação continuada regionalizada de professores, sustenta-se, teoricamente, em autores que favoreceram a compreensão dos conceitos de professor crítico-reflexivo (Schön, 2000; Pimenta, 2000a, 2000b; Contreras, 1994, 2002; Alarcão, 1996, 2002; Tardif, 2005, 2014; Zeichner, 2008), a formação colaborativa (Ibiapina, 2008; Nóvoa, 1995, 2013; Abramowicz, 2003, 2007), dialógica (Freire, 2002, 2005) e em contexto regionalizado (Santos, 1998; Santos e Silveira, 2000; Silva, 2003; Moreira e Candau, 2006) como principais aportes teóricos. Identifica-se, no percurso desse estudo, uma incipiência de pesquisas sob essa perspectiva epistemológica e metodológica, tendo como cerne a relevância de uma formação continuada regionalizada como política pública que atenda às necessidades específicas de uma região e identifica que potencialidades, bem como fragilidades e dilemas de um percurso formativo que se estabelece sob um viés crítico-reflexivo, dialógico, colaborativo em vista de consolidar mais qualidade e garantia ao direito educação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 32.991 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | formação continuada de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | regionalizada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | críticoreflexivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | colaborativa | pt_BR |
Título: dc.title | Formação continuada regionalizada: potencialidades e possibilidades dialógicas, colaborativas e crítico-reflexivas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons