
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Ana Isabel de A. S. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-14T23:57:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-14T23:57:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | XIV-ESEM-Ana-Isabel-texto-final | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748107 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O texto apresenta proposta de indicadores para avaliação do portfólio reflexivo no contexto da avaliação continuada, no âmbito do Ensino Superior, na disciplina de Matemática Discreta. O uso do portfólio reflexivo como instrumento de avaliação continuada é destacado como uma forma de promover uma avaliação mais formativa e menos excludente. A construção dos portfólios é contínua e exige a reflexão individual dos alunos, feedbacks mensais e a busca por evidências do progresso na aprendizagem. A avaliação dos portfólios considera critérios como uso adequado da linguagem matemática, progresso na aquisição de objetivos, apresentação, busca por conhecimentos complementares e conexões conceituais, abrangência dos assuntos abordados e referências citadas. A dinâmica do uso do portfólio demanda envolvimento do professor na produção de feedbacks formativos constantes. O texto ressalta a importância de compreender a aprendizagem de forma significativa e destaca a relevância do portfólio como ferramenta para promover o interesse dos alunos pela disciplina e aprofundar o processo de aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 460kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Portfólio Reflexivo | pt_BR |
| Título: dc.title | Indicadores para Avaliação do Portfólio Reflexivo no âmbito da Avaliação Continuada para aprendizagem em Matemática Discreta | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| XIV-ESEM-Ana-Isabel-texto-final.pdf | 459,52 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748107/2/XIV-ESEM-Ana-Isabel-texto-final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons