Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP/ Revista online de Política e Gestão Educacional (RPGE) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Márcia Maria e; | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Walcéa Barreto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DOMINICK, Rejany dos Santos; | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-14T20:37:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-14T20:37:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17918/15980 | - |
identificador: dc.identifier.other | Atravessamentos na Docência universitária no contexto da pandemia: inovações pedagógicas em questão | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748105 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo do artigo é apresentar uma análise do processo de reflexão-ação de docentes no contexto da pandemia do Sars Cov 2 e, para tal, cotejamos algumas políticas e práticas educacionais da formação docente desenvolvidas na Faculdade de Educação e em outros espaços da Universidade Federal Fluminense. Realizamos uma pesquisa na ação e sobre a ação, vivenciando diálogos interculturais e interdisciplinares para entender, produzir e intervir na cultura educacional universitária. O debate nos levou a definir coletivamente estratégias democráticas, inovadoras, interculturais e interdisciplinares. A análise da conjuntura e o redimensionamento didático-metodológico demandados, preponderantemente virtuais, nos fizeram concluir que entre travessias e atravessamentos a construção de fazeres intersubjetivos impulsionaram ações instituintes e insurgentes diante das tensões de um tempo de sofrimento humano que nos exigiu construir estratégias para, nesse fazer coletivo, celebrar e valorizar a vida. Para a escrita, adotamos uma perspectiva descritivo-analítica, historicizando alguns dos processos de auto-organização participativa e dialógica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Docência universitária; ensino remoto; dialogismo; inovação pedagógica. | pt_BR |
Título: dc.title | Atravessamentos na Docência Universitária da Pandemia: Inovações Pedagógicas em Questão | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Diversas na área da educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons