Atravessamentos na Docência Universitária da Pandemia: Inovações Pedagógicas em Questão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP/ Revista online de Política e Gestão Educacional (RPGE)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Márcia Maria e;-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Walcéa Barreto-
Autor(es): dc.contributor.authorDOMINICK, Rejany dos Santos;-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-14T20:37:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-14T20:37:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17918/15980-
identificador: dc.identifier.otherAtravessamentos na Docência universitária no contexto da pandemia: inovações pedagógicas em questãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748105-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo do artigo é apresentar uma análise do processo de reflexão-ação de docentes no contexto da pandemia do Sars Cov 2 e, para tal, cotejamos algumas políticas e práticas educacionais da formação docente desenvolvidas na Faculdade de Educação e em outros espaços da Universidade Federal Fluminense. Realizamos uma pesquisa na ação e sobre a ação, vivenciando diálogos interculturais e interdisciplinares para entender, produzir e intervir na cultura educacional universitária. O debate nos levou a definir coletivamente estratégias democráticas, inovadoras, interculturais e interdisciplinares. A análise da conjuntura e o redimensionamento didático-metodológico demandados, preponderantemente virtuais, nos fizeram concluir que entre travessias e atravessamentos a construção de fazeres intersubjetivos impulsionaram ações instituintes e insurgentes diante das tensões de um tempo de sofrimento humano que nos exigiu construir estratégias para, nesse fazer coletivo, celebrar e valorizar a vida. Para a escrita, adotamos uma perspectiva descritivo-analítica, historicizando alguns dos processos de auto-organização participativa e dialógica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20 p.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDocência universitária; ensino remoto; dialogismo; inovação pedagógica.pt_BR
Título: dc.titleAtravessamentos na Docência Universitária da Pandemia: Inovações Pedagógicas em Questãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEducaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDiversas na área da educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons