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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FIGUEIREDO JUNIOR, EMILIO PINTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-14T15:55:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-14T15:55:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versao final da dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748102 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A utilização de jogos e gamificação em sala de aula manifesta-se como uma importante abordagem metodológica para o ensino de história, uma vez que proporciona uma experiência enriquecedora e envolvente aos alunos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia dessas ferramentas, empregando o contexto da conquista da Paraíba como base para resgatar a rica história local, que muitas vezes é negligenciada por diversos fatores. Para alcançar esse propósito, optou-se por adotar a metodologia de gamificação dos conteúdos, que consiste na utilização de elementos dos jogos como estratégia educacional, agregando um aspecto lúdico e interativo ao aprendizado histórico, e a aplicação de webquests, que são atividades online estruturadas para a pesquisa e a exploração de temas específicos. A solução mediadora de aprendizagem criada a partir dessa metodologia tem como finalidade fortalecer a discussão e ampliar as possibilidades de um ensino de história mais envolvente, no qual os estudantes possam se conectar de maneira significativa com o passado e compreender a importância dos acontecimentos históricos locais para a formação da sociedade atual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,94 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Título: dc.title | Conquistando a Paraíba: O ensino de história através dos jogos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Versão final da dissertação.pdf | 6,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748102/2/Versão final da dissertação.pdfDownload |
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