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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CASARIN, ELIANA MARQUES ZANATA. TATIANA VIEIRA PLETI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-13T17:26:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-13T17:26:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tati Pleti – dissertação final-1.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748071 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto é destinado a estudantes com surdez, podendo também ter acesso estudantes ouvintes, professores e intérpretes de Libras, desenvolvido para o ensino da Matemática em Libras. Trata-se de um jogo interativo para computador, contendo um sinalário em Libras das habilidades básicas (números e operações simples) estudadas na disciplina de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O produto tem por objetivo geral facilitar e colaborar no ensino da Matemática para estudantes com surdez, ajudando assim na aprendizagem por meio da tecnologia. O jogo “Libras e Matemática” tem por objetivos específicos: a) Promover a aquisição em Libras das habilidades estudadas no ensino da Matemática; b) Contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Libras no ensino da Matemática; c) Oportunizar a aprendizagem interativa da Matemática em Libras, relacionando com as habilidades estudadas em sala de aula; d) Propagar de forma lúdica o ensino e aprendizagem da Libras na Matemática. Sua utilização se dá com a proposição de estratégias e metodologias específicas na área da tecnologia para o ensino da matemática, por meio da navegação na própria ferramenta. Ao clicar na primeira tela em Iniciar, aparecerá a segunda tela contendo os cenários dos ambientes escolares; dividido em 5 ambientes, composto por 3 (três) exercícios de operações aritméticas em cada: Quadra (adição), Refeitório (subtração), Sala de Aula (multiplicação), Biblioteca (divisão) e por fim a Sala de Informática, sendo a revisão das 4 (quatro) operações aritméticas estudadas dentro de cada ambiente virtual. Espera-se diminuir as dificuldades no desenvolvimento de habilidades necessárias no Ensino da Matemática em Libras, melhorando a compreensão dos processos de ensino, promovendo a aprendizagem de modo virtual, facilitando a avaliação do professor das habilidades apresentadas e estudadas, de modo a visualizar no jogo o avanço dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia. Ensino de Matemática. Libras. Ensino Bilíngue. | pt_BR |
Título: dc.title | LIBRAS E MATEMÁTICA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Tatiana - link produto.pdf | 28,79 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748071/2/Tatiana - link produto.pdfDownload |
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