LIBRAS E MATEMÁTICA.

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCASARIN, ELIANA MARQUES ZANATA. TATIANA VIEIRA PLETI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-13T17:26:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-13T17:26:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
identificador: dc.identifier.otherTati Pleti – dissertação final-1.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748071-
Resumo: dc.description.abstractO produto é destinado a estudantes com surdez, podendo também ter acesso estudantes ouvintes, professores e intérpretes de Libras, desenvolvido para o ensino da Matemática em Libras. Trata-se de um jogo interativo para computador, contendo um sinalário em Libras das habilidades básicas (números e operações simples) estudadas na disciplina de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O produto tem por objetivo geral facilitar e colaborar no ensino da Matemática para estudantes com surdez, ajudando assim na aprendizagem por meio da tecnologia. O jogo “Libras e Matemática” tem por objetivos específicos: a) Promover a aquisição em Libras das habilidades estudadas no ensino da Matemática; b) Contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Libras no ensino da Matemática; c) Oportunizar a aprendizagem interativa da Matemática em Libras, relacionando com as habilidades estudadas em sala de aula; d) Propagar de forma lúdica o ensino e aprendizagem da Libras na Matemática. Sua utilização se dá com a proposição de estratégias e metodologias específicas na área da tecnologia para o ensino da matemática, por meio da navegação na própria ferramenta. Ao clicar na primeira tela em Iniciar, aparecerá a segunda tela contendo os cenários dos ambientes escolares; dividido em 5 ambientes, composto por 3 (três) exercícios de operações aritméticas em cada: Quadra (adição), Refeitório (subtração), Sala de Aula (multiplicação), Biblioteca (divisão) e por fim a Sala de Informática, sendo a revisão das 4 (quatro) operações aritméticas estudadas dentro de cada ambiente virtual. Espera-se diminuir as dificuldades no desenvolvimento de habilidades necessárias no Ensino da Matemática em Libras, melhorando a compreensão dos processos de ensino, promovendo a aprendizagem de modo virtual, facilitando a avaliação do professor das habilidades apresentadas e estudadas, de modo a visualizar no jogo o avanço dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia. Ensino de Matemática. Libras. Ensino Bilíngue.pt_BR
Título: dc.titleLIBRAS E MATEMÁTICA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Especialpt_BR
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