O caramujo-africano (Achatina fulica) : uma sequência didática que visa sensibilizar sobre os riscos que o caramujo-africano traz à saúde e ao meio ambiente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Donizethe Aparecida Lopes Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-06-12T12:21:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-06-12T12:21:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-29-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748054-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional trata-se de um material de apoio para os professores de Ciências e foi desenvolvido a partir da necessidade de levar conhecimentos científicos à comunidade escolar sobre o caramujo-africano (Achatina fulica). Por isso, foi construído como uma cartilha pedagógica, a qual apresenta subsídios teóricos acerca do caramujo-africano e uma sequência didática à luz dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). O produto educacional é vinculado a dissertação de mestrado intitulada “Inserção do caramujo-africano (Achatina fulica) no currículo de Ciências da Natureza visando à contextualização do saber”, de autoria de Donizethe Aparecida Lopes Barbosa Silva, sob orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo. O material de apoio visa fomentar um processo de ensino e de aprendizagem mais contextualizado, além de sensibilizar os estudantes do 7° ano do ensino fundamental acerca da problemática ambiental relacionada ao caramujo-africano. Na sequência didática é abordado além das habilidades e objetos do conhecimento do componente de Ciência (no que condiz a Base Nacional Comum Curricular - BNCC), o estudo do caramujo-africano, enfatizando sobre os perigos do manuseio incorreto do molusco e a problemática recorrente da contaminação das hortaliças. A sequência didática, que está organizada em 13 períodos de 50 minutos cada, foi aplicada em uma escola pública do estado de Goiás. Um breve relato da intervenção didática encontra-se na seção intitulada "considerações finais". O produto educional encontra-se disponível de forma livre, on-line e gratuita no site do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UPF e no portal do Educapes, para que os interessados possam utilizá-lo ao todo ou em partes, modificando-o e adaptando-o, se necessário, para atender a realidade de cada contexto escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2894 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Título: dc.titleO caramujo-africano (Achatina fulica) : uma sequência didática que visa sensibilizar sobre os riscos que o caramujo-africano traz à saúde e ao meio ambientept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional vinculado a dissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons