Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional de Blumenau - FURB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marilene Schorck Wroblewski | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vera Lúcia Simão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-12T18:55:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-12T18:55:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Roteiro com Práticas Criativas e Ecoformadoras em Espaços Itinerantes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748043 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional teve origem através da pesquisa intitulada "O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os quatro elementos naturais" vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) – Mestrado Profissional da Universidade de Caxias do Sul (UCS). As atividades descritas ao longo deste Produto Educacional foram desenvolvidas e aplicadas em uma turma de Pré I, da rede pública de Educação Infantil do município de Vacaria, e estão divididas em 9 encontros, com 4 horas de duração em cada encontro, organizados da seguinte maneira: Encontro 1: Brinquedoteca Natural - o primeiro encontro com a natureza. Encontros 2 e 3: Interações, brincadeiras e experiências com o elemento Terra. Encontros 4 e 5: Interações, brincadeiras e experiências com o elemento Água. Encontros 6 e 7: Interações, brincadeiras e experiências com o elemento Ar. Encontros 8 e 9: Interações, brincadeiras e experiências com o elemento Fogo. O professor que desejar replicar este Produto Educacional, pode fazê-lo respeitando a cronologia acima descrita, ou alterando a ordem dos elementos, bem como escolhendo alguma atividade específica de cada encontro para ser desenvolvida conforme o contexto e as necessidades específicas de sua turma. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 86 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços. Carrinhos. Educação Infantil. Ecoformação. | pt_BR |
Título: dc.title | Roteiro com Práticas Criativas e Ecoformadoras em Espaços Itinerantes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE-PPGECIM.pdf | 15,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748043/2/PE-PPGECIM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons