Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinheiro, Anderson Diniz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-06-12T12:55:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-06-12T12:55:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Estimado(a)s colegas, professores e professoras que lecionam matemática, Como educadores, notamos que os estudantes do Ensino Fundamental enfrentam consideráveis desafios em vários conteúdos matemáticos, destacando-se a resolução de equação e problemas de primeiro grau. Essas dificuldades geralmente decorrem da falta de habilidade na transposição de enunciados (tradução da linguagem alfabética para linguagem algébrica), nos cálculos aritméticos, e na leitura e compreensão dos enunciados dos problemas matemáticos. Diante dessa preocupação, surgiu o interesse em desenvolver uma Sequência Didática (SD) voltada para o ensino de equação e problemas do primeiro grau destinada a alunos do ensino fundamental. Essa SD representa um Produto Educacional resultante da Dissertação de Mestrado intitulada "Ensino de Equação e Problemas do Primeiro Grau por Atividades Experimentais", apresentada por Pinheiro (2023) no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), sob a orientação do Professor Dr. Pedro Franco de Sá. A mencionada dissertação, disponível em http://................................., teve como principal objetivo orientador do processo investigativo: analisar os possíveis impactos do desenvolvimento de atividades experimentais à aprendizagem da resolução de problemas de equações do 1º grau com uma incógnita com estudantes de uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Parauapebas/PA. Nesse sentido, a Sequência Didática compreendeu um total de 28 atividades, distribuídas da seguinte forma: três pré-testes, nove atividades de redescoberta, nove atividades de aprofundamento, quatro atividades de resolução de problemas e três pós-testes. Com o propósito de alcançar esse objetivo, a presente proposta foi elaborada considerando duas Tendências na área de Educação Matemática: (I) Abordagem do Ensino de Matemática por meio de Atividades Experimentais, conforme abordado por Sá (2019, 2020); e (II) Enfoque na Resolução de Problemas, com base nas perspectivas de Polya (2006), Onuchic (2012) e Sá (2021). Assim, temos confiança de que a Sequência Didática apresentada neste recurso educacional, fundamentada na abordagem do Ensino de Matemática por meio de Atividades Experimentais, proporcionará aos alunos uma compreensão significativa do conceito matemático abordado. Adicionalmente, disponibilizará aos professores de matemática um recurso que escapa à rigidez do ensino tradicional, atuando como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo relacionado à Equação do 1º grau. Estamos abertos a sugestões e críticas que tenham como objetivo aprimorar este trabalho. Desejamos a todos uma boa leitura e um excelente desempenho nas atividades relacionadas! | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748040 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estimado(a)s colegas, professores e professoras que lecionam matemática, Como educadores, notamos que os estudantes do Ensino Fundamental enfrentam consideráveis desafios em vários conteúdos matemáticos, destacando-se a resolução de equação e problemas de primeiro grau. Essas dificuldades geralmente decorrem da falta de habilidade na transposição de enunciados (tradução da linguagem alfabética para linguagem algébrica), nos cálculos aritméticos, e na leitura e compreensão dos enunciados dos problemas matemáticos. Diante dessa preocupação, surgiu o interesse em desenvolver uma Sequência Didática (SD) voltada para o ensino de equação e problemas do primeiro grau destinada a alunos do ensino fundamental. Essa SD representa um Produto Educacional resultante da Dissertação de Mestrado intitulada "Ensino de Equação e Problemas do Primeiro Grau por Atividades Experimentais", apresentada por Pinheiro (2023) no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), sob a orientação do Professor Dr. Pedro Franco de Sá. A mencionada dissertação, disponível em http://................................., teve como principal objetivo orientador do processo investigativo: analisar os possíveis impactos do desenvolvimento de atividades experimentais à aprendizagem da resolução de problemas de equações do 1º grau com uma incógnita com estudantes de uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Parauapebas/PA. Nesse sentido, a Sequência Didática compreendeu um total de 28 atividades, distribuídas da seguinte forma: três pré-testes, nove atividades de redescoberta, nove atividades de aprofundamento, quatro atividades de resolução de problemas e três pós-testes. Com o propósito de alcançar esse objetivo, a presente proposta foi elaborada considerando duas Tendências na área de Educação Matemática: (I) Abordagem do Ensino de Matemática por meio de Atividades Experimentais, conforme abordado por Sá (2019, 2020); e (II) Enfoque na Resolução de Problemas, com base nas perspectivas de Polya (2006), Onuchic (2012) e Sá (2021). Assim, temos confiança de que a Sequência Didática apresentada neste recurso educacional, fundamentada na abordagem do Ensino de Matemática por meio de Atividades Experimentais, proporcionará aos alunos uma compreensão significativa do conceito matemático abordado. Adicionalmente, disponibilizará aos professores de matemática um recurso que escapa à rigidez do ensino tradicional, atuando como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo relacionado à Equação do 1º grau. Estamos abertos a sugestões e críticas que tenham como objetivo aprimorar este trabalho. Desejamos a todos uma boa leitura e um excelente desempenho nas atividades relacionadas! | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2412 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equação do 1º grau | - |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO E PROBLEMAS DO PRIMEIRO GRAU POR ATIVIDADE EXPERIMENTAIS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Anderson Diniz Pinheiro - Produto Educacional.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/748040/1/Anderson Diniz Pinheiro - Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: